PR manda recados aos críticos das relações sino-moçambicanas.
O Chefe do estado enaltece o sucesso da cooperação sino-moçambicana no sector da saúde que permitiu a operação de 300 pacientes que padeciam de cataratas.
O Presidente da República, Armando Guebuza, diz que todos os que criticam a cooperação entre Moçambique e China estão enganados e não sabem o que dizem.
Armando Guebuza pronunciou-se nestes termos pelo facto de diversos círculos de opinião nacional criticarem as relações de cooperação entre Moçambique e China, afirmando que estas não trazem vantagens para o nosso país.
Os críticos dizem, por exemplo, que as obras de engenharia nacional concessionadas aos chineses, a baixo custo e em troca de execução das obras por empresas daquele país, não têm qualidade e têm pouco tempo de vida. Mais, os críticos defendem ainda que os chineses estão a explorar, de forma grosseira, os recursos nacionais em troca de investimento em créditos bonificados em Moçambique.
Por conseguinte, Guebuza mandou recados aos que não acreditam na cooperação entre os dois governos e defendeu que estes estão enganados. “Hão-de ouvir pessoas a criticar e a dizer chineses isto, chineses aquilo (...). não lhes dêem ouvidos, pois não sabem o que dizem, vo hanta, o que, em português, significa ‘estão a delirar’; deixem-nos porque vocês sabem como é a cooperação com a China”, disse Guebuza acrescentando que “Isto é amizade de verdade... eles já fizeram muito por nós e continuam a fazê-lo”. Ler mais
Fonte: O País online - 27.09.2011
Nota: os conhecedores da língua ronga disseram que em linguagem simples, "vo hanta" significa loucos. Delírio é perturbação inconsciente das faculdades mentais originada por febre.
Sem comentários:
Enviar um comentário