quarta-feira, setembro 14, 2011

Desvio de Fundos Públicos: Dezasseis funcionários do Estado estão encarcerados na cadeia provincial de Nampula

Dezasseis funcionários do Estado estão detidos em Nampula, indiciados de desvio de cerca de onze milhões de meticais do erário público.
Os funcionários, já acuados pelo ministério público, têm os seus processos em instrução contraditória na Quinta Sessão do Tribunal Judicial provincial de Nampula.
A indicação no processo-crime, agora e curso, resulta de uma auditoria coordenada, realizada pelo ministério das Finanças e outras instituições do Estado em Nampula.
O montante de onze milhões de meticais foi saqueado pelos indiciados, usando artimanhas, nomeadamente a duplicação de folhas de salários.
Cristôvão Mondlane, porta-voz da procuradoria da república provincial em Nampula, enquadrou estas úlitmas detenções como uma campanha em curso contra aqueles que usam todos os meios para conseguir o uso indevido dos fundos do estado.
Estão neste processo-crime, alguns funcionários séniores das direcções provinciais do Plano e Finanças e da Educação e Cultura e antigos directores dos serviços distritais de Educação, Juventude e Tecnologia e respectivos chefes administrativos de Malema, Murrupula, Nacala-a-Velha e Monapo.

Fonte: Rádio Mocambique - 14.09.2011

5 comentários:

Anónimo disse...

Se formos a ver...Frelimo fez, Frelimo faz.
Membros do Partido Frelimo!
Deveriam ter o mesmo tratamento, que Guebuza protagonizou quando era o MINT e Comissário Político Nacional do Governo de Machel.
A culpa é do Dhlakama que trouxe democracia a Moçambique.
Dhlakhama é culpado de tudo, até destes roubos.
Talvez por viver em Nampula, que o "partidão" está demonstrar - Frelimo fez, Frelimo faz!
Ele vive em Nampula!
Está "incentivar"!
Com o País de tanga...não sei o que isso vai dar!

Heyden disse...

O roubo do dinheiro do estado so e possivel com a conivencia dos funcionarios das financas. Alias, sao os funcionarios das financas, que tomam a iniciativa de contactar aos admnistrativos de escolas e convencer-lhes das possibilidades de elaborar folhas extras, ou folhas com nomes adicionais, ou valor total da filha (total payout)que nao coincide com a soma das parcelas (vencimentos dos individuos constantes na folha). Os admnistrativos, sao depois dados instrucoes dos procedimentos posteriores a tomar depois da aprovacao da folha e levantamento do dinheiro. Se as financas tivessem procedimentos crediveis de controle, nenhum dinheiro do estado seria desviado, pelo menos ao nivel do pessoal menor, tal como o administrativo de uma escolinha num distrito remoto.

Reflectindo disse...

Mas como, quando e porquê é que o roubo e sobretudo este tipo ganhou cultura?

Quantos directores e administrativos de escolas do país inteiro não estão envolvidos?

Heyden disse...

Penso deste modo porque, pela minha experiencia pessoal, mesmo individuo que trabalha na instituicao do estado sob forma de contrato, ou em sistema de horas extras, sabe que para ser remunerado, a averiguacao ou seja confirmacao da papelada passa por um processo microscopico. Sao necessarias mil assinaturas ou carimbos. Mas entao como se pode explicar que:
a) O total de um payout mensal de uma folha de salarios de uma escola seja 3 vezes mais alta do que a soma dos numerarios e ninquem das financas viu enquanto nas finacas existem funcionarios cujo trabalho e somar e confirmar calculos.
b) Como e possivel uma folha de salarios conter nome de uma pessoa que nao existe, se quando por lapso se esquece uma pessoa de meter na folha as financas descobrem logo e devolvem a folha a instituicao que elaborou? Eu sei que quando se elabora uma folha e deixa-se um certo trabalhador de fora, ou se se altera seu vencimento sem justificativo, as financas detectam logo o incidente e devolvem a folha. E como uma falha de salarios falsos consegue passar pelo arbitro que sao as financas? c) Educacao e o lugar mais facil para as finacas fazerem e desfazerm porque se ate hoje e o unico ministerio que contrata individuos na rua e coloca-os no payroll. E nampula porque tem ultimamente mais casos? Madeira em nacala, droga em angolhe, roubalheiras na educacao do distrito de, admnistrator de,...He, he?

Reflectindo disse...

Heyden,

Não há dúvidas que as falcatruas são orquestradas nas financas. Afinal os primeiros 11 detidos deste trimestre são funcionários das financas.

Ainda há que analisarmos de como isto ganhou cultura. Há duas semanas falei com um director que tentou dizer que os colegas dele podem ser vítimas dos seus administrativos, mas não convenceu.

Isso de Nampula ter passado a piloto das falcatruas já é muito preocupante.

Uma outra pergunta que tenho é de que serviu o último recenseamento dos funcionários públicos?!?!?