terça-feira, setembro 06, 2011

A Sociedade Civil exige a retirada da Publicidade da empresa Cervejas de Moçambique

Organizações da sociedade civil, convocaram esta terça-feira a imprensa, em Maputo, para repudiar e exigir a retirada sem condições de uma publicidade da empresa Cervejas de Moçambique (CDM) por considerá-la insultuosa e de ultrajar a mulher moçambicana.
Graça Samo, Secretaria Executiva do Fórum Mulher, falando em nome das organizações da sociedade civil moçambicana, disse que a publicidade usa e abusa do corpo de uma mulher sem cabeça e sem membros inferiores com o símbolo da cerveja “Laurentina Preta” estampado na região da púbis (órgãos genitais).
A agravar ainda mais o cenário, Sambo disse que a publicidade tem os seguintes dizeres “Esta Preta foi de boa para melhor. Agora com uma garrafa mais sexy”, justamente para denotar que ela não tem rosto, nem cabeça nem pernas para tomar o seu rumo, é apenas objecto sexual.

Contrapondo esta posição, o director comercial da CDM, Pedro Cruz, disse tratar-se de uma publicidade que se enquadra numa campanha lançada há uma semana, que introduz no mercado uma “Laurentina Preta” com mais qualidade, que desperta gosto de experimentar e com uma garrafa fácil de agarrar.

“A nossa intenção não era de ferir susceptibilidade. Somos direcção de uma empresa, vamos analisar o caso e se chegarmos a conclusão de que a reacção é negativa vamos retirar a publicidade. O propósito era o de conferir uma atitude positiva em relação a outras marcas”, explicou Cruz.

Cruz acrescentou que a campanha foi precedida de um pré-teste, tendo em conta que a Lurentina tem associado um conjunto de valores como sociabilidade, atractividade modernidade e abrangência, que teve aceitação no seio dos consumidores consultados.

Trata-se, segundo Cruz, de “um evento de marketing que introduz nova garrafa que merece ser publicitada e que a escrita mais sexy surge porque a garrafa é moderna e mais curvilínea, fácil de agarrar e que na altura em que se fez a consulta não foi registado nenhum comentário sexista”,

Em face deste cenário, as organizações da sociedade civil questionam as razões que levaram esta empresa e outras, a incluírem o corpo de uma mulher como objecto igualmente comercial, e talvez gratuito, já que não tem identidade própria, para venderem seus produtos.

A CDM, segundo Samo, é uma empresa que ostenta a marca “Made in Mozambique” que devia ser orgulho nacional, “mas se tornou vergonha nacional e internacional tomando em conta que no país temos agora visitantes de vários lugares do mundo que estão a participar nos jogos Africanos”.

“Será isto tudo que temos para vender aos visitantes que vieram participar nos jogos Africanos? Será que a nossa cerveja só tem gosto se estiver associada ao sexismo?”, questionam.

Por considerar que esta atitude é violenta e fere a dignidade das mulheres, as organizações exigem que a publicidade seja retirada imediatamente de todos os espaços públicos e que a empresa responda publicamente e judicialmente pelos seus actos.

Fonte: Rádio Mocambique - 06.09.2011

8 comentários:

António Manna disse...

este post foi colocado na pág.do Facebook do Foru Mulher.


minhas caras irmãs,a ideia do Fórum é extraordinária atendendo a que a mulher moçambicana é por demais violentada,escravizada,alvo de preconceitos,injustiças etc.
Em relação a este vosso posicionamento,acho que é um desperdício de energia,raiva,sentido interventivo,oportunidade...
Só é cego quem não quer ver,e digo isto porque todos os dias somos testemunhas de actos contra a dignidade da mulher e que não provoca da vossa parte qualquer tipo de reacção comparável a este da cerveja preta.
será que as mulheres que todos os dias vão ensardinhadas nas carrinhas(chapas) de caixa aberta e são alvo de abusos,assédios,nos seus corpos apertados por desconhecidos quando regressam de mais um dia de trabalho na maior parte das vezes pago por uma miséria de vencimento não merecem a vossa raiva e indignação?
será que a quantidade de raparigas,grande parte menores de idade, exercendo a mais velha profissão do mundo ,que vemos nos restaurante,bares,discotecas,ruas,avenidas,barracas,contraindo e propagando o sida,não seriam um motivo mais sério para muita indignação,e até marchas de protesto?
será que as estudantes que todos os anos para poderem passar de ano têm de se entregar aos professores e que inúmeras vezes aparecem grávidas em casa,engravidadas pelos mesmos professores,não mereciam uma guerra da vossa parte?
será que a mulher moçambicana que ao longo deste nosso país,é vendida,é fabrica de fazer filhos,que faz as machambas,carrega água km de distância com o filho a beleka,é agredida pelo marido embriagado,e ainda tem de vender na rua uns míseros amendoins,ou fruta,ou seja o que for para ganhar uns meticais para alimentar
os filhos,não são uma causa para uma explosão de ódio?
minhas irmãs,a tempestade que vocês estão a fazer por causa dum poster com o corpo sexy duma rapariga preta é perto disto que acabei de questionar no mínimo ridícula !
olhando com olhos de moçambicano orgulhoso e homem ,digo-vos que a minha leitura é o oposto da vossa.
Penso que esta publicidade é uma homenagem á negritude, e a celebração da afirmada desde sempre, vossa beleza,ou seja a beleza da mulher moçambicana,da mulher preta moçambicana !!!
Pensem nisto!!!
Respeito o Fórum e como tal exponho com respeito o meu ponto de vista.

Heyden disse...

Para as mulheres que ja estao ja entregues nessa vida de bar, cerveja, prostituicao, a imagem da pubilicidade pode nao ter implicacao, mas para as raparigas de menor idade qunado veem esta imagem que identidade e auto-estima podem construir? A imagem so permite dar uma unica interpretacao: A mulher preta e igual a cerveja preta. Ja que a cerveja preta e fonte de prazer e vomito e babalaze no dia seguinte, entao tambem a mulher preta e fonte de prazer e vomito e babalze posterior. Retirem a imagem da publicidade porque consiste uma grande falta de respeito, ofenca e diminuicao da mulher ao nivel de objecto material de satisfacao temporaria. Quem gostaria de ver a figura da filha representada nesta imagem?

António Manna disse...

muitos preconceitos,e complexos...
não é a publicidade que está mal,são as cabeças que estão ainda muito fechadas

Heyden disse...

A australia, Inglaterra e united que tomo como exemplo, nao aceitariam um abuso deste tipo promovido por causa de ganhos economicos que promovem ambiciosos como mosta a imagem pulicitaria que vi nesta pagina. Eu admiro, sera que Portugal, Brasil, ou Eritreia, aceitariam desdignificacao deste tipo? Ja ouvi falar de muita falta de dignidade da pessoa humana em algumas partes, mas sera que se chega a extremo de perder a consideracao dos outros? Etica, e uma disciplina que eu gostaria de recomendar para o nosso pais. Temos que ter uma disciplina chamada etica. Etica na convivencia, etica na pesquisa cientifica e etica na consideracao da coisa humana. Brasil e Portugal sao paises que, segundo ouvi, nao tem na agenda a etica. Infelizmente ate conheco doutorados mocambicanos naqueles paises que ate em suas teses nao existe a pagina de agradecimento ao pessoal que foi a base de aprendizagem. Desculpa, nao quero ofender.

Sergio Nhantumbo disse...

Sergio Nhantumbo

A publicidade fere realmente sensibilidades e a atitude do Forum mulher é um bom começo para devolver a dignidade da mulher na nossa sociedade.

Sergio Nhantumbo disse...

A publicidade fere realmente sensibilidades e a atitude do Forum é um bom começo para devolver a dignidade da mulher na nossa sociedade.

Anónimo disse...

Hi my friend! I want to say that this articlе is amazіng, niсe
written and come with approxіmately аll important infos.

I would like to look more ρostѕ likе this .
http://www.gatheг.сom/viewArticle.action?
articleId=281474981769815
Review my homepage ... Flashpoint Season 5 Episode 10 A World of Their Own

Anónimo disse...

My spouѕe anԁ I absоlutely love your blοg and
find nearly all of your post's to be exactly what I'm loοking for.
Do you offer guest ωritеrs to write content for yoursеlf?
Ι wοuldn't mind writing a post or elaborating on many of the subjects you write related to here. Again, awesome site!Watch Merlin Season 5 Episode 9 With All My Heart Online Free Stream
Review my blog post Watch Merlin Season 5 Episode 9 Online