sábado, setembro 17, 2011

“Itoculo 2009” encerra VI edição do Dockanema

“ITOCULO 2009”, uma co-produção cinematográfica de Moçambique e Portugal, encerra amanhã a VI edição do Festival de Filme Documentário – DOCKANEMA, que vem decorrendo desde o último fim-de-semana na capital do país.
“Itoculo 2009”, que vai ser exibido no Auditório da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), retrata o quotidiano da população do posto administrativo de Itoculo, no distrito de Monapo, província de Nampula.
Entretanto, hoje será exibido no Centro Cultural Brasil-Moçambique (CCBM) o filme “A Queda”, que ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim em 1977.
Foram cerca de 80 filmes exibidos durante a realização da presente edição do DOCKANEMA, que homenageou os cineastas Ruy Guerra e Rodrigo Gonçalves.
Entretanto, o presente fim-de-semana será marcado na capital do país pela realização de diversos eventos culturais, nomeadamente exposições de arte, concertos de música, com destaque para o espectáculo a ser proporcionado na noite de hoje no espaço cultural Xima pelo agrupamento Eyuphuru.
Fundado há 30 anos na cidade de Nampula, por Omar Issa, Gimo Remane e Zena Bacar, Eyuphuru é um dos mais antigos agrupamentos de música no nosso país com sucesso à escala nacional e internacional. Já fez digressões artísticas na Suíça, Holanda, Alemanha e Portugal.

Fonte: Jornal Notícias - 17.09.2011

Reflectindo: tenho um particular amor com Itoculo.

Sem comentários: