A Renamo, maior partido da oposição em Moçambique, voltou a encetar hoje mais uma emboscada contra uma coluna de viaturas civis na Estrada Nacional Número Um (EN1), troço Rio Save Muxúnguè, que se saldou em feridos cujo número não foi imediatamente possível apurar.
As colunas de viaturas no troço Save-Muxúnguè, declarada pelo ex-movimento rebelde como zona perigosa, são escoltadas pelas Forças de Defesa e Segurança (FDS), depois que os ataques dos homens armados recrudesceram em 2013.
Segundo testemunhas oculares que viajavam na coluna emboscada, o ataque havido na manhã de hoje eleva para três o total de incursões até aqui protagonizadas pelos homens armados da Renamo após a retirada do cessar-fogo unilateralmente declarado pelo ex-movimento rebelde.
Nos dois ataques havidos terça-feira houve registo de mortes e feridos, entre civis e militares.
O recrudescimento dos ataques é visto, nalguns círculos de opinião, como o cumprimento da promessa feita segunda-feira pela Renamo após a suspensão do cessar-fogo que tinha sido decretado a 7 de Maio do ano em curso.
A AIM contactou o porta-voz da Renamo, António Muchanga, que disse porém não ter informações sobre o ataque, não tenho, ainda, informações sobre este ataque.
Fonte: AIM - 04.06.2014
3 comentários:
Eu rogo que isso caísse apenas nas mãos desses comandantes que querem bom nome à frente de Guevara e não aos coitados grumetes que vão por obrigação em troca de 1800,00 MTS mensais enquanto os donos lutam pela gestão de minas de rubi. Bons negócios e milionários nas mãos de pessoas que nem arma conhecem... Já não sei como temos que reclamar para sermos ouvidos, por favor se existe alguém que sabe outra forma que possa trazer efeitos, nos ajude. Será que povo moçambicano tem parte nos direitos humanos que as nações unidas luta para o estabelecimento nos países membros, por favor ajude esse povo pobre e honesto que está com ferro quente nas mãos sem culpa... Esse nosso patrão não é boa pessoa.
Sabem meus irmos, alguem de nos pode dizer que os homens da renamo sao idiotas, mas nao sao:
quem pilava criancas quando os pais nao obedecessem a frelimo,
quem nos trouxe a liberdade, democracia que ate hoje gozamos;
voces acham que se um dia a renamo deixar de existir mesmo espaco da cagarmos teremos?
Esta minima liberdade que temos é gracas a existencia de renamo.
Sera que hoje a frelimo é que descobre o que a renamo exige esta fora do normal? Se nao fosse normal nao teriam aceite em 92 para poderem assinar o acordo geral de paz. Por que andar a perseguir aquele velho que nem culpa tem? Afinal quando alguem abre a vista do povo merece uma perseguicao?
A Renamo está a exigir que partilhem o roubo ao Estado e é legítimo se os dois tem mesmo direito e dever, porque é que a Frelimo vai ter mais em detrimento do outro? Injustiça, partilha.
Enviar um comentário