segunda-feira, março 03, 2014

Renamo diz que Frelimo elegeu um candidato presidencial conotado com a guerra

A Renamo, o principal partido da oposição moçambicana, considerou hoje uma "nódoa" a eleição do ministro da Defesa, Filipe Nyusi, para candidato presidencial da Frelimo, partido no poder, apontando que o nomeado "está conotado com a guerra".

Filipe Nyusi, 55 anos, foi eleito no último sábado pelo Comité Central da Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique) candidato do partido às eleições presidenciais de 15 de Outubro, que vão decorrer em simultâneo com as legislativas.


Comentando à Lusa a escolha de Nyusi para candidato presidencial da Frelimo, o porta-voz da Renamo (Resistência Nacional Moçambicana), Fernando Mazanga, qualificou-a de "uma nódoa", considerando que o actual ministro da Defesa "está conotado com a guerra".

Mazanga referia-se aos confrontos entre o exército moçambicano e homens armados da Renamo, principalmente no centro de Moçambique, devido à tensão política provocada pelo diferendo entre o movimento e o Governo em torno da lei eleitoral.

"O eleitorado vai associar Filipe Nyusi à guerra. Ele vai pagar nas urnas o facto de, em mais de 20 anos, ter tirado os militares dos quartéis, para tentar resolver um problema político pelas armas. É uma nódoa, é um candidato conotado com a guerra", afirmou Fernando Mazanga.

Para Fernando Mazanga, o candidato da Frelimo é um "continuador do desgoverno" que tem sido alegadamente protagonizado pelo executivo do actual chefe de Estado moçambicano, Armando Guebuza, e presidente da Frelimo.

"Os moçambicanos sabem que com este candidato esperam o mesmo, porque, na Frelimo, mudam as pessoas, continua o regime. Nyusi é um candidato já manietado pelo sistema", enfatizou Mazanga.

Com Filipe Nyusi a candidato, adiantou Filipe Mazanga, o descontentamento da população contra a Frelimo vai aumentar e as oportunidades de vitória para o candidato da Renamo, presumivelmente, o seu líder¬, Afonso Dhlakama, serão acrescidas.

Fonte: LUSA - 03.03.2014

6 comentários:

Anónimo disse...

Experimentem trocar de Candidato,se for mano Dlhaka, nao ha epotise de ganhar

Anónimo disse...

Se me convencer que só um faz a guerra, vou passar a registar um novo conceito.

Anónimo disse...

engraço conotado com a guerra por amor de Deus.A Renamo quase diariamente mata os militares e população civil nas estradas moçambicanas sem nenhum remorso. A Renamo e nem MDM jamais governaram este mais, Prefiro continuar a votar da FRELIMO.

Anónimo disse...

AVANTE Nyussi meu voto é seu

Anónimo disse...

frelimo è partido dos ignorantes mesmo

Reflectindo disse...

Onde vive o anónimo que escreveu o seguinte: "A Renamo e nem MDM jamais governaram este mais, Prefiro continuar a votar da FRELIMO."?