terça-feira, março 25, 2014

Recrutamento militar compulsivo volta a abalar Sofala

Um suposto grupo de militares vestidos a civis tem estado a circular no distrito de Búzi, Sofala, protagonizando um recrutamento compulsivo a jovens para o serviço militar obrigatório.
Este facto voltou a criar agitação nas comunidades locais e muitos jovens daquele distrito têm estado a fugir para as matas para escapar desta acção.
Uma fonte residente na vila-sede do distrito contou à nossa reportagem que, nos últimos dias, vários militares têm estado a escalar o distrito em missões pouco claras.
Aliás, algumas fontes adiantam ainda que a presença de militares se deve a algumas suspeitas segundo as quais o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, está escondido naquele ponto da província.
Ainda ontem, as forças governamentais invadiram o santuário de Muenenculo, supostamente, para desmantelar um suposto grupo de homens armados que se supõe que esteja naquele lugar sagrado.
Apesar de o ambiente ainda estar calmo, a população está receosa de um provável confronto militar entre as forças governamentais e os homens de Afonso Dhlakama que se especula estar neste últimos dias em algures da vila do Búzi.
Fonte: O País online - 25.03.2014

Sem comentários: