segunda-feira, março 17, 2014

População de Ressano Garcia bloqueia EN4 para exigir lombas

A população do distrito de Ressano Garcia, província de Maputo, bloqueou a Estrada Nacional número Quatro (EN4), último sábado, nas imediações da fronteira, impedindo a entrada e saída de viaturas. A acção popular visava pressionar os gestores da TRAC a colocarem lombas para reduzir o número de mortes por atropelamento.
Para bloquear a estrada, os residentes de Ressano Garcia recorreram a carcaças de viaturas, rochas e incendiaram pneus. No local, eram notórios estilhaços de vidros e garrafas, um retrato de violência popular. A principal exigência da população é a colocação das lombas e sinalização rodoviária que possa obrigar os automobilistas a reduzirem a velocidade naquele troço.
 Segundo a população, os acidentes acontecem na EN4 perto da fronteira, supostamente causados por camiões em alta velocidade. As vítimas têm sido sobretudo menores de idade que atravessam a via para a escola, na sua maioria  nas margens da estrada.
Os protestos contra atropelamentos aconteceram nas primeiras horas da manhã do sábado. O caso gerou um ambiente de “tensão” e o trânsito na EN4 bloqueado no sentido Maputo-África do Sul e vice-versa. Para acalmar os ânimos, houve intervenção da polícia de proteção civil e alguns agentes da guarda-fronteira fortemente armados, mas dispersaram os manifestantes sem disparar nenhum tiro. E não houve feridos.

Fonte: O País online - 17.03.2014

Sem comentários: