sexta-feira, março 21, 2014

“Não compete à CNE fiscalizar as actividades dos partidos”

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) destramatiza a pré-campanha de Filipe Nyusi e diz que ainda não existem, legalmente, candidatos presidenciais.
 “Não vejo o porquê deste debate porque, pessoalmente, penso que, como ainda não existe nenhuma decisão do Conselho Constitucional que indique quem são os candidatos presidenciais, ainda não os temos oficialmente na República de Moçambique. Temos, sim, cidadãos que fazem as suas actividades políticas”, afirmou Abdul Carimo, líder da CNE.
Carimo acrescenta que não há espaço para o comentário deste órgão. “Existe um processo que deve passar pelo Conselho Constitucional e, antes disso, não comentamos a apresentação de um ou de outro partido sobre aqueles que devem ser os seus candidatos às eleições presidenciais”, disse.
Fonte. O País - 21.03.2014

Reflectindo: Acima de tudo, o senhor Abdul Carimo reconhece que isto é actividade partidária e não do Estado.

2 comentários:

Anónimo disse...

Sinceramente esperavam que a CNE ou a Procuradoria fisse algo, como se falou num debate do canal televiso STV a incetivar a oposicao a dar queixa na procuradoria! sinceramente nem a CNE e nem a procuradoria nao iram fazer absolutamente nada. Acordem estamos em Africa.

Anónimo disse...

Nguiliche

Tentou confunfir o DIREITO, mas não logrou seus intentos. É proibido se referir do candidato nos termos que o PR o fez, mesmo que oficialmente não seja candidato. Talvez queria que a Lei fosse ao detalhe...! Um absurdo! Não há lacuna alguma na Lei, há diferença de tratamento dos actores politicos na CNE e STAE.