sexta-feira, março 21, 2014

MDM denuncia "graves irregularidades" no recenseamento no centro de Moçambique

O Movimento Democrático de Moçambique (MDM), terceira força parlamentar, denunciou "graves irregularidades no processo de recenseamento em Manica, centro de Moçambique para as eleições gerais de 15 de Outubro.
Moisés Chinene, chefe da brigada central do MDM para Manica, disse que várias brigadas de recenseamento eleitoral ainda não funcionam, outras estão paralisadas e, ou a mover-se num raio superior a cinco quilómetros, além da falta de educadores cívicos nos distritos de Manica, Gondola, Guro e Macossa.
"Constatámos graves irregularidades, das quais a movimentação constante de brigadas (de recenseamento), de locais onde ainda não chegaram as brigadas, de locais com recenseamento mas sem brigadas de educação cívica, além de avarias dos computadores", disse Moisés Chinene.
O responsável disse recear que muitos eleitores fiquem de fora do processo, e que no momento de votação alguns eleitores não consigam identificar os seus cadernos, na sequência das movimentações.
Chinene acusou o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) de estar a enfraquecer a transparência do processo, ao usar líderes comunitários como educadores cívicos, que, disse, se limitam a informar das datas das movimentações de brigadas aos membros da Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique), no poder.
"As movimentações das brigadas não são comunicadas aos partidos. Seguimos o mapa dos postos de recenseamento e certificamos que há brigadas móveis que funcionam apenas cinco dias dos 15 previstos", precisou.
Em declarações hoje à Lusa, Luciano José, chefe do departamento de organização e operações eleitorais no STAE em Manica, negou haver movimentações de brigadas num raio superior a cinco quilómetros, por o seu funcionamento depender das coordenadas previstas nos mapas.
"Foram constituídas 243 brigadas para 406 postos, o que significa que muitos são de carácter móvel e foi feito um plano de movimentação destas brigadas", explicou Luciano José, adiantando que a maioria das avarias se reflecte na fraca habilidade dos 729 brigadistas recrutados para o processo.
Reconheceu, no entanto, as dificuldades de acesso para a colocação de brigadas nos distritos de Mossurize e Machaze, largamente atingidos por chuvas. "Nós não temos meios aéreos para a colocação de brigadas, dependemos de viaturas e motociclos, por isso algumas demoras no funcionamento de brigadas. Mas após abrandarem as chuvas, todas as brigadas foram colocadas", disse Luciano José.
A província de Manica deverá inscrever, até 29 de Abril, 633.472 eleitores, dos quais 247.995 já foram recenseados até 20 de Março corrente nos 10 distritos. O número não inclui atualizações de cartões registados nas municipais de 2013.
Fonte: LUSA - 21.03.2014

Sem comentários: