quarta-feira, março 27, 2013

Descoberto novo esquema de desvio de salários de professores

Foi descoberto um novo sistema de desvio dos salários dos professores. Os malfeitores, supostamente funcionários das Finanças, introduzem números de contas de desconhecidos nos dados dos professores para desviar seus salários, através do E-SISTAFE. Já há dois casos na cidade da Beira que ditaram a detenção de duas pessoas.


Uma das vítimas que contactou a nossa equipa de reportagem diz que este mês ficou sem o seu salário. depois de estranhar a demora da entrada do valor na sua conta, foi questionar a direcção da escola onde trabalha, tendo a mesma o conselhado a ir à Direcção de Finanças de Sofala. Lá teve a confirmação de que o seu salário havia sido pago no dia 21, mas, para o seu espanto, a conta na qual foi creditado o valor não lhe pertence e está sedeada num banco onde ele não tem conta. Por essa razão, aqueles serviços comunicaram-no que nada podia fazer porque o salário havia sido pago, tendo o aconselhado a tentar recuperar o dinheiro no banco.

Já na instituição financeira ficou a saber que a conta pertencia a um agente de segurança privada, que inclusive já havia levantado todo o dinheiro.

Com ajuda do banco, o referido agente foi detido esta segunda-feira, na companhia de um outro, também agente de segurança privada, que teria recebido no mês de fevereiro o salário de um outro professor, nas mesmas circunstâncias.

Em contacto com a nossa reportagem, os dois detidos confirmam que são titulares das contas usadas para a fraude, mas que tal foi possível porque apareceu um indivíduo a pedir-lhes ajuda, que consistia em disponibilizarem as suas contas bancárias para transferência de valores.

Fonte: O País online - 28.03.2013

2 comentários:

Anónimo disse...

Foi bom por terem detido esses ladroes.

Anónimo disse...

Afinal esses ladroes fazem assim? Eu o meu passa mil dias enguanto esta congelado e eles a dublicarem os lugros.