Um número considerável de professores contratados para leccionar os ensinos básico e médio, em diferentes escolas da província de Nampula, no presente ano lectivos, ainda não se apresentou aos postos de trabalho deste o arranque das aulas. As causas deste problema, que preocupa as autoridades locais, são desconhecidas e será lançado um novo concurso público para o recrutamento de novos docentes.
Laua, Mecuburi, Mogincual, Memba e Moma são apenas alguns distritos para onde os pedagogos foram contratados e não estão a dar aulas. Por via disto, alguns alunos não têm aulas, salvo os que foram afectados noutras turmas.
Entretanto, uma parte dos professores que deviam estar a dar aulas naqueles e noutros distritos decidiu voltar a estudar, frequenta o ensino superior em diferentes universidades da cidade de Nampula.
O director provincial da Educação na província mais populosa de Moçambique, Raúl Nhamunwe, disse que dentro de dias será lançando um novo concurso público para contratação de docentes. O ensino primário é o prioritário visto que é o que mais défice de professores enfrenta.
Refira-se que a província de Nampula previa contratar, em 2013, cerca 1.850 pedagogos.
Fonte: @verdade - 28.03.2013
Sem comentários:
Enviar um comentário