A comissão ad hoc para a selecção dos membros da CNE vindos da sociedade civil já está a receber as propostas de nomes para escolher as três figuras que integrarão este órgão de administração eleitoral.
Já são conhecidos os seis primeiros rostos que vão constituir a nova Comissão Nacional de Eleições no país. Os mesmos foram eleitos, ontem, pelo plenário da Assembleia da República, depois de um debate à volta dos seus perfis e competências, em diferentes áreas de desenvolvimento do país.
O debate aconteceu sem os 51 deputados da bancada da Renamo, visto que estes abandonaram na sala de sessões logo no início do debate desta matéria.
Mesmo assim, as bancadas da Frelimo e do MDM aprovaram por consenso os nomes que passam a integrar a CNE: o jurista e docente universitário António Chipanga; o jurista e inspector Rodrigues Timba; António Muacorica, formado em Economia; Abílio da Conceição Dirual, analista de Sistemas de Informação; a jurista Eugénia Fafetine e o escritor e investigador da História recente de Moçambique Bernabé Nkomo, este último proposto pelo MDM.
As seis figuras serão empossadas juntamente com mais três personalidades da sociedade civil seleccionadas por uma comissão ad hoc criada para o efeito, com um juiz nomeado pelo Conselho Superior da Magistratura Judicial e um procurador eleito pelo Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público.
Fonte: O País online - 29.03.2013
Sem comentários:
Enviar um comentário