quarta-feira, novembro 21, 2012

RD Congo: Forças da ONU tomadas como alvos pela população

Os representantes da Missão das Nações Unidas para a Estabilização na República Democratica do Congo (Monusco) foram tomados como alvos em várias cidades do país, depois da queda da cidade estratégica de Goma, apesar da presença de um importante contigente de Capacetes Azus, soube à AFP, de fontes seguras.


Em Bunia, no nordeste do país, seis pessoas, das quais quatro estudantes foram mortos por balas terça-feira, após uma manifestação violenta, soube-se junto de uma organização não-governamnetal ocidental. Esta informação não foi confirmada junto de uma fonte oficial.

Segundo uma testemunha, várias viaturas pertencente as organizações internacionais foram danificadas ou queimadas. Os manifestantes queriam tomar também a sede da Monusco, onde eles teriam sido repelidos a tiros. As Nações Unidas não confirmaram a informação.

De uma maneira geral, nenhuma confirmação não pode ser obtida junto da missão da ONU sobre os incidentes em várias localidades da RDC. Durante a sua conferência de imprensa semanal hoje (quarta-feira) , este assunto não foi abordado. As Nações Unidas reafirmaram que 6.700 Capacetes Azuis estavam em Goma, a capital do Norte-Kivu.

Terça-feira em Kisangani, no centro-este, as manifestações foram mais violentas. Segundo um habitante, o acampamento da ONU foi tomado como alvo, bem como uma igreja protestante, cujo o pastor era acusado de ser próximo do M23. A Sede do partido no poder foi igualmente pilhada.

Em Walikale igualmente, a oeste de Goma, os locais da Monusco foram igualmente tomados por alvo e visados pelas pedras, declarou um habitante.

Hoje, Quarta-feira de manhã, segundo o correspondente da AFP, Nicolas Vargon, uma viatura com sigla da ONU foi detida em Bukavu e danificada pelos manifestantes que queriam protestar contra a queda de Goma.

Fonte: Angolapress - 21.11.2012

Sem comentários: