quinta-feira, novembro 22, 2012

Presidente República Democrática do Congo demite chefe do Exército

O presidente da República Democrática do Congo (RDC), Joseph Kabila, demitiu nesta quinta-feira o chefe do Exército, general Gabriel Amisi Kumba, acusado por um relatório da ONU de vender armas a grupos armados no leste do país, região sacudida nesta semana pela ofensiva do rebelde Movimento M23.
A decisão de Kabila foi anunciada através de um comunicado lido na televisão estatal pelo Ministro de Imprensa e porta-voz do Governo, Lambert Mende.
Segundo a emissora local "Radio Okapi", Mende citou, durante a sua alocução, o mencionado relatório de analistas das Nações Unidas, divulgado nesta quarta-feira.
O porta-voz assinalou que as Forças Armadas da RDC (FARDC) "continuam a  cair nas mãos de redes criminosas que permitem aos funcionários de alto nível enriquecer-se com o controle dos recursos naturais e, em particular, com o contrabando de marfim realizado por grupos armados".
Aparentemente, o M23, o movimento rebelde que na terça-feira passada tomou a estratégica cidade oriental de Goma, capital da província de Kivu do Norte, não figura entre os grupos armados incluídos no relatório, de acordo com "Radio Okapi".
A RDC está imersa ainda num frágil processo de paz após a segunda guerra do Congo (1998-2003), que envolveu vários países africanos, e tem desdobrada a maior missão de paz da ONU.
Com EFE
Rádio Mocambique - 22.11.2012

Sem comentários: