terça-feira, novembro 20, 2012

Bispos católicos apelam à consolidação da paz em Moçambique

Os bispos   católicos exortam as comunidades cristãs e a todas as pessoas de boa vontade a irem para frente na consolidação da paz, cooperando de todas as maneiras na construção de um ambiente cujas bases sejam a justiça social, a verdade, a liberdade e o respeito.


O apelo vem expresso num comunicado da Conferência Episcopal de Moçambique (CEM), onde aqueles religiosos se pronunciaram também a favor de um maior empenhamento do Governo no combate a pobreza.

“Devemos voltar o nosso olhar para trás e redescobrir o diálogo justo e respeitoso, e no respeito dos direitos das pessoas e das populações para a solução dos conflitos que afligem a sociedade no momento actual”, acrescenta o comunicado.

Os bispos católicos apelam, ao abandono definitivo do recurso às armas, a qualquer tipo de violência, verbal ou física, na procura da solução dos problemas, devendo todos os moçambicanos renovar o espírito que há 20 anos levou as partes envolvidas a assinar o Acordo Geral de Paz (AGP).

Por outro lado, a  Conferência Episcopal de Moçambique manifestou a sua preocupação com a ocupação de terras por parte dos megaprojectos que obrigam as populações a abandonarem os seus lugares naturais de residência e de cultivo.

No comunicado a CEM expressa igualmente a sua preocupação com o aumento da criminalidade, os assaltos a mão armada em residências, nas ruas e nas aldeias.

Estas situações criam, segundo referiram, um ambiente de insatisfação e de grande ansiedade, apesar de há 20 anos ter cessado a guerra no país.

“As populações continuam a ter uma vida dura, marcada por uma situação de pobreza cada vez mais acentuada, sobretudo nas zonas rurais do país”, refere o comunicado, acrescentando que não obstante a existência, no país, de riqueza, os pobres são cada vez mais pobres.

Fonte: Rádio Mocambique - 21.11.2012

Sem comentários: