segunda-feira, novembro 26, 2012

RD Congo: Rebelião pretende por "via oficial" as decisões de Kampala antes de reagir

Kinshasa - O movimento rebelde do M23 afirmou hoje (segunda-feira), num comunicado, de não ter ainda recebido por "via oficial", as resoluções da cimeira de Kampala exigindo a sua retirada de Goma, no leste da República Democrática do Congo, e dará a sua posição quando for observado esse procedimento, noticiou à AFP.



"A direcção política do Movimento de 23 de Março tomou conhecimento, através da imprensa, que uma série de resoluções concernentes a nossa organização teriam sido tomadas pela conferência internacional sobre a região dos Grandes-Lagos (CIRGL)", durante a cimeira de Kampala sábado, escreve o M23.

O movimento rebelde reitera no seu comunicado, a sua disposição de comunicar a sua posição em relação as ditas resoluções quando estas lhe forem comunicado pelas autoridades competentes dessa organização regional.

A cimeira extraordinária de Kampala, que reuniu os presidentes Yoweri Museveni (Uganda), Joseph Kabila (RDC), Mwai Kibaki (Quénia) e Jakaya Kikwete (Tanzânia), exigiu o abandono pelos rebeldes de Goma antes de terça-feira, assim como a sua retirada até 20 quilómetros a norte da cidade, capital da região do Norte-Kivu.

Em contrapartida, o governo da RDC se engajaria a "ter em conta as reivindicações legítimas dos rebeldes".

Entretanto, durante a manhã desta segunda-feira, a imprensa presente na região não constatou nenhum movimento de retirada dos rebeldes de Goma.

Fonte: Angola press - 26.11.2012

Sem comentários: