quarta-feira, agosto 06, 2014

Índice de glaucoma aumenta em Nampula

As autoridades de Saúde em Nampula estão preocupadas com o aumento progressivo de casos de glaucoma, considerada uma das principais causas da cegueira em vários países do mundo, incluindo Moçambique.
Segundo fonte dos serviços de oftalmologia do Hospital Central de Nampula (HCN), de Janeiro de 2013 a esta parte, deram entrada naquela unidade sanitária cerca de 400 novos casos de glaucoma. Este número não espelha a realidade, tendo em conta que grande parte dos pacientes não procura pelos tratamentos médicos, por vários motivos.
Fernando Bila, técnico superior especializado em oftalmologia, afecto na maior unidade sanitária da região norte, disse que o Governo necessita de promover uma campanha de sensibilização às comunidades sobre as consequências da doença.
O glaucoma não apresenta quaisquer sintomas, no começo a perda da vista é súbtil e pode não ser percebida pelo paciente, mas a sua evolução pode ser atrasada, mediante o tratamento especializado. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença atinge 65 milhões de pessoas em todo o planeta.

Fonte: @Verdade – 06.08.2014

Sem comentários: