quarta-feira, agosto 06, 2014

Cidade de Nampula colocaria Nyusi e Daviz na segunda volta

Eleições gerais: Sondagem da Universidade Lúrio indica ainda que “se as eleições fossem hoje”, apenas na cidade de Nampula, Afonso Dhlakama seria o terceiro mais votado
Uma sondagem produzida na cidade de Nampula dá uma ligeira vantagem à Frelimo e ao respectivo candidato, com 41,15% e 41.01%, respectivamente.
Entretanto, os números não seriam suficientes para eleger Filipe Nyusi se a partir deles fosse possível indicar o Chefe de Estado. A Constituição da República estabelece, no artigo 148, número 1, que é eleito presidente da República o candidato que reúna mais de metade dos votos expressos. O número dois do mesmo artigo complementa: “em caso de nenhum dos candidatos obter a maioria absoluta, há uma segunda volta, na qual participam os dois candidatos mais votados”. Maioria absoluta, no caso em apreço, corresponde a 51%. 
Os dados mostram, por outro lado, que Renamo, MDM e os indecisos juntos venceriam o processo na cidade capital do maior círculo eleitoral.
A pesquisa põe em evidência o avanço do MDM, que passaria a ser a segunda maior força política do país, à frente da Renamo de Afonso Dhlakama.
Daviz Simango teria 28,19% dos votos, contra os 10,57% do líder do agora maior partido da oposição. A Renamo, no entanto, também ficaria para trás, com 9,151%, perante os perto de 30% do MDM.

Fonte: O País online – 06.08.2014

Sem comentários: