quarta-feira, agosto 20, 2014

CNE divide “bolo” por igual para os candidatos e partidos políticos

Reflectindo: Todos receberam dinheiro para a campanha, mas todos estarão no terreno para a campanha?

... à Frelimo (no poder), Renamo (maior partido de oposicao), MDM (segunda forca de oposição parlamentar), Partido Ecologista - Movimento da Terra (PEC-MT) e União Eleitoral cabe, a cada um, a quantia de 1.2 milhão de meticais (cerca de 33.057 dólares) por concorrem nos 11 círculos eleitorais nacionais, assim como nos dois da diáspora.

Enquanto isso, com o valor de um milhão e 190 mil meticais (o dolar vale mais de 30 meticais) foram contemplados nove formações políticas que concorrem nos 11 círculos nacionais e que não apresentaram candidaturas para os dois representantes da diáspora. São eles o MJRD; PLD; PVM; Monarumo; PDD/AD; PARENA; PANAOC; MPD e PUR.Os restantes partidos, que não concorrem na envergadura dos já mencionados, recebem valores que variam de 965 mil meticais (PARESO) a 67 mil (PRDS).


No que concerne às assembleias provinciais, onde estão em disputa 811 mandatos, a Frelimo, Renamo e MDM também conseguem obter o toral do “bolo” reservado para cada organização que concorra na totalidade dos círculos eleitorais.

Assim, cada um destes três partidos vai receber pouco mais de 5.4 milhões de meticais (cerca de 165.289 dólares)

O PDD/AD aparece muito próximo dos três grandes, com 2.7 milhões de meticais em virtude de disputar 415 assentos nas 10 assembleias provinciais do país.

O PARENA, com 975 mil meticais; MONARUMO, com 907 mil meticais; PAHUMO, com 773 mil meticais, Juntos Pela Cidade (JPC), com 537 mil meticais; são outras das formações políticas e cívicas que vão receber dinheiro do erário público para concorrerem nas “provinciais” de Outubro...

Fonte: Folha de Maputo – 20.08.2014

Sem comentários: