terça-feira, agosto 05, 2014

CERCA DE 200 PESSOAS MORREM VÍTIMAS DE ACIDENTES DE VIAÇÃO EM JULHO

Pelo menos 178 pessoas morreram vítima de mais de duas centenas de acidentes de viação ocorridos em diversas rodovias de Moçambique, segundo dados das autoridades policiais do país.

So durante a semana passada, 50 pessoas morreram no local do sinistro e 110 contraíram ferimentos, entre graves e ligeiros, num total de 52 acidentes de viação.

Falando hoje, em Maputo, durante o habitual briefing semanal, o porta-voz do Comando-Geral da polícia moçambicana (PRM), Pedro Cossa, disse que o crescente número de perdas humanas é na sua maioria resultante da irresponsabilidade de muitos motoristas, tanto os do transporte semi-colectivo de passageiros como os particulares.

Um exemplo de irresponsabilidade ocorreu na capital da província central moçambicana de Manica, onde um pai entregou a viatura à sua filha de 18 anos que se fez a estrada ilegalmente.

Vai um apelo renovado a todos utilizadores de meios circulantes para que poupem a vida das pessoas, (para que haja) mais pudência nas estradas, há muito sangue jorrado nas nossas estradas todos os dias, disse Cossa.

O apelo à prudência é também direccionado aos peões, com maior enfoque para os do bairro Luís Cabral, arredores da cidade de Maputo, onde tem ocorrido muitos acidentes. Por este populoso bairro passa a principal rodovia que estabelece a ligação entre as cidades de Maputo e Matola.

Apesar de existir uma ponte aerea para permitir a travessia segura dos utentes, muitos evitam a ponte arriscando perder a vida num minuto do que ganhar um minuto na vida.

Facto curioso é que até agora a maioria das pessoas sinistradas são jovens, não estamos a falar de pessoas com uma certa idade que diriam que é porque tem dificuldade de subir as escadarias, lamentou Cossa.


Fonte: AIM - 05.08.2014

Sem comentários: