Poucos dias depois das bancadas da Renamo e do MDM terem acusado o Ministro das Finanças de ter faltado à verdade relativamente ao “caso EMATUM”, quando respondia a uma questão colocada no decurso da conferência África em Ascensão, a bancada da Frelimo, através do seu porta-voz, Edmundo Galiza Matos Júnior, refutou, ontem, as declarações da oposição e saiu em defesa de Manuel Chang. Galiza Matos diz que o assunto EMATUM foi objecto de debate na comissão do Plano e Orçamento e depois em plenária, na presença das três bancadas e dos ministros das Pescas e das Finanças, na Assembleia da República.
O porta-voz da bancada parlamentar da Frelimo disse que as bancadas da oposição querem, com as suas declarações, enganar o povo. Para sustentar a sua tese, Galiza Matos disponibilizou o parecer da Comissão do Plano e Orçamento sobre as Propostas do Plano Económico e Social e do Orçamento do Estado para 2014, onde consta também o assunto EMATUM.
No ofício na posse do “O País” com referência nº 05/2013, de 05 de Dezembro, na página dois (2), consta a descrição do financiamento do projecto EMATUM, cujo valor de dívida comercial (eurobond) é de 850 milhões de dólares, correspondentes a 26.520 milhões de meticais, tendo esta operação sido possível devido à garantia do Estado.
Fonte: O País online - 04.06.2014
Sem comentários:
Enviar um comentário