O Quénia está na liderança em números absolutos de milionários, enquanto a pontuação mais alta foi para o Uganda em distribuição da riqueza. Já na Tanzania verifica-se a criação de milionários de forma mais rápida do que em qualquer outro país do Leste Africano.
A informação é da Africareview.com. No chamado "Livro Africano de Riqueza de 2013" é dado especial enfoque ao modelo de crescimento económico na Tanzania. No comparativo entre os países mais rico, refere o estudo que enquanto a Tanzânia tinha 3700 milionários em 2007, este número subiu para 5600 em 2013.
A Tanzânia é segundo na região, sendo que o Quénia é o primeiro país regional que está entre o "top 10" em África. O Quénia é apresentado no relatório como tendo 8300 milionários em 2013 contra 6700 em 2007, mais 24%.
O relatório, elaborado pela New World Wealth, define milionários (ou "high net worth individuals"), como aqueles cujo património líquido é igual ou superior a 1 milhão de dólares americanos, excluindo o valor da habitação permanente. O levantamento inclui apenas os países que tinham mais de 800 milionários em 2013.
A mais rápida aceleração da Tanzania deve ser entendida no contexto de um país que vem de um crescimento baixo. Depois de décadas de uma economia sob o comando do Governo que controlava a maior parte da riqueza, a liberalização económica está a potenciar novos investidores privados.
Fonte: Rádio Mocambique /Lusa - 03.03.2014
5 comentários:
Essa publicacao devia dizer se esses milionarios que despontam, como cogumelos, nesses paises sao o fruto de trabalho genuino ou sao, como no Uganda, ladroes entricheirados no governo. Tambem Mocambique tem milionarios, mas nao se sabe como adquiriram o dinheiro....
E muito bom ter milionarios, como apanharam o dnheiro nao intereca prontos.
The Africa Empowerment
Interessa, sim! Se ficaram milionarios roubando, entao criaram problemas num sitio que resolvia muitos problemas de maioria para um outro que para esbanjamento e macaquices! Assim, como nao sabem como se trabalha para ter dinheiro, usam o que roubaram para maluquices! Milionarios assim, nao interessam a ninguem porque nunca investem em nada senao em iates e tornam-se pobres! Milionarios americanos (cantores, etc) trabalham duro e, por isso, respeitam sua riqueza! Percebeu?!?
Aquele que defende que não importa a origem do dinheiro dos milionarios africanos, ele mesmo é preto ladrão dos piores de africa. Ou beneficia-se de dinheiro roubado...
Enviar um comentário