quarta-feira, março 12, 2014

Nampula-Cuamba: Comboio volta a circular

A circulação do comboio de passageiros no Corredor de Nacala, concretamente no troço Nampula-Cuamba, que havia sido suspensa por tempo indeterminado desde quinta-feira passada em consequência de actos de vandalismo protagonizados por desconhecidos contra carruagens e a linha férrea, será retomada hoje, segundo garantiu em conferência de imprensa, o porta-voz do Corredor do Desenvolvimento do Norte, Sérgio Paunde.
Segundo a fonte, a decisão de os referidos comboios voltarem a circular surge na sequência de vários encontros havidos depois da suspensão da circulação, entre o governo provincial de Nampula e o comando da policia, onde estas entidades asseguraram que tudo foi feito, no sentido de não ocorrerem mais os arremessos de pedras contra carruagens e linha férrea.
Retomamos a circulação de comboios de passageiros no troço Nampula-Cuamba amanhã (hoje), mas com um novo horário. Nós interrompemos esta circulação como consequência das acções de vandalismo que vinham acontecendo nos últimos tempos. Essas acções consistiam no arremesso de pedras contra as carruagens e na colocação de obstáculos ao longo da linha férrea”, explicou Paunde.
O porta-voz do CDN afirmou que a decisão de interromper a circulação de comboios de passageiros naquele troço foi tomada depois de terem sido desenvolvidas várias campanhas de sensibilização e educação sobre segurança ferroviária bem como a necessidade da preservação do comboio de passageiros junto das comunidades que vivem ao longo da linha, um trabalho que sempre contou com a participação das autoridades governamentais locais incluindo a policia.
Sérgio Paunde disse que em termos de prejuízos causados, no total foram atingidas com pedradas 11 carruagens que ficaram com 32 vidros destruídos. Calcula-se em pouco mais de 63 mil dólares o valor referente a esses prejuízos. Os apeadeiros de Utero, Puiane, Nacata e Tui foram os que mais registaram as acções de vandalismo.
De acordo ainda com a fonte, o Corredor de Desenvolvimento do Norte vai manter encerrados os 12 apeadeiros que se supõe sejam o principal motivo que esteve na origem de arremesso de pedras e colocação de barricadas na linha férrea, por alegadamente as pessoas não concordarem com a decisão de os comboios de passageiros não pararem neles.
A decisão tomada unilateralmente pelo CDN não foi bem acolhida pelos utentes, que manifestaram o seu desagrado junto da estacão ferroviária central da cidade de Nampula, a quem exigiam responsabilidades por parte da transportadora, pelo facto de lhes ter surpreendido com a decisão.
Os dois comboios de passageiros que circulam todos os dias, ligando as cidades de Nampula e Cuamba, constitui o principal meio de transporte não só de pessoas, como para escoamento de produtos, sobretudo agrícolas, que abastecem particularmente à primeira cidade.
Fonte: Rádio Mocambique - 12.03.2014

1 comentário:

Anónimo disse...

Qual eh solucao de transport para essä gente?