quarta-feira, outubro 05, 2011

Ornila Machel: Corrupção e ganância são principais problemas de Moçambique

Escute aqui

Para Ornila Machel , se o seu pai fosse vivo , o actual estado de coisas em Moçambique seria um autêntico choque para ele.
Ornila Machel, filha do primeiro presidente de Moçambique, Samora Machel, afirmou numa entrevista à “Voz da América” que , 19 anos depois da conclusão dos acordos de paz, a corrupção e a ganância prevalecem em Moçambique.
Para Ornila Machel , se o seu pai fosse vivo , o actual estado de coisas em Moçambique seria um autêntico choque para ele.
Foi no dia 4 de Outubro de 1992, em Roma, capital italiana, que os contendores moçambicanos, assinaram os acordos depois de 16 anos de guerra civil.
Já passaram dezanove anos, já não há tiros, balas a zumbir, mas, para Ornila Machel, ainda não há paz em Moçambique.
Não há paz porque, segundo ela, ainda se sofre muito. Os níveis de analfabetismo e de pobreza são elevados. A dependência económica é grande e há, dentro do país, pouca solidariedade.
A corrupção, é outro problema grave que afecta a sociedade moçambicana e que incomoda a filha do falecido presidente Samora Machel.
Para Ornila Machel, a situação é tão má que, "se Samora fosse vivo, não resistiria".
Ouça a entrevista concedida pela filha do primeiro presidente moçambicano à “Voz da América” conduzida pelo Francisco Júnior.

Fonte: Voz da América - 04.10.2011

Sem comentários: