quarta-feira, outubro 05, 2011

Partidos extra-parlamentares apelam ao boicote das eleições intercalares

Alegando despesismo causado pela Frelimo

Maputo (Canalmoz) - Numa altura em que os principais partidos já indicaram os seus candidatos com a excepção da Renamo que tem vindo a afirmar que não vai concorrer, os partidos sem assento parlamentar na Assembleia da República, e que formam a coligação denominada G12, apelam à não realização das eleições intercalares, alegadamente porque foram propositadamente provocadas pela Frelimo com fins obscuros. O G12 diz que a realização das eleições intercalares forçadas Ler mais

Reflectindo: Descordo.

6 comentários:

Heyden disse...

Viste bem Reflectindo.
O unico que esteve contra tudo isto deste ao minuto 1 foi a RENAMO. Os bacanas que estao surgindo agora sao plano B da Frelimo. Nao se adiam as eleicoes. Quem nao consegue por os seus bikinis em 3 meses, tambem nao tem capacidade de por bikinis aos 21 milhoes de mocambicanos em 4 anos. Atencao a este tipo de manobra, da frelimo.

Nelson disse...

Até que é verdade que a Frelimo "escorraçou sem explicações plausíveis os presidentes do município que estavam em exercício" mas que por isso se deva boicotar as intercalares é outro assunto. O leite já se entornou, os fulanos já estão fora dos municípios e agora resta mesmo escolher outros e desta vez melhoreas. Se esses fulanos do G12 estão mesmo preocupados com contenção de custos que se metam por exemplo no assunto de mais 22 distritos para Moçambique entre outros.

Anónimo disse...

essas eleicoes ja estao animar.

Reflectindo disse...

1. Em 1998 houve um boicote massivo da oposicão e umas das consequências foram a Frelimo ocupar as presidências e assembleias municipais sem o mínimo de esforco E AINDA a Frelimo aproveitou o momento para penetrar e consolidar-se em alguma zonas onde lhe seria difícil se ela não estivesse lá em massa. É o Municípios como dè Dondo, Tete, Moatize, Chimoio, Cuamba, Lichinga, Marromeu, Quelimane, Mocuba, Mocimboa da Praia, Montepuez, entre outros a oposicäo e sobretudo a Renamo estaria em grande vantagem hoje se näo fosse o boicote de 1998.

Por outro lado, o Nelson observa bem. Há aqui dois assuntos sem relacão. A Frelimo escarrou os presidentes, certo; o governo, por obrigacão da lei, convocou as intercalares. Muitos analistas acham até que a Frelimo havia se distraido ao escorraca-los num momento que por lei devem-se convocar eleicões intercalares, senão, ela quereria manter os substitutos para consolidar-se preparando-se para as eleicöes de 2013. O discurso do G12 só pode nos levar concluir ao que Heyden afirma. Um jogo da Frelimo para mobilizar abstencões. Ora, porquê esses partidos da oposicão reclamarem sentados nas bananeiras sobre edis escorracados se não eram a sua pertenca?

Reflectindo disse...

Oportunidade perdida pela oposicão

Anónimo disse...

Tem razão Reflectindo, os que nunca votaram, ( maioritáriamente da Renamo), são sempre abstensionistas e opositores do blá blá!.
Faltou cultura técnica a Renamo para tirar ilações das eleições de 1994.