Niamey, Níger (PANA) - Mahamadou Issoufou venceu as eleições presidenciais nigerinas, no termo da segunda volta organizada sábado último, segundo os resultados provisórios globais divulgados esta segunda-feira pela Comissão Eleitoral Independente (CENI).
O candidato do Partido Nigerino para a Democracia e Socialismo (PNDS/Taraye) obteve 57 porcento dos sufrágios contra 42 porcento para o seu adversário, Seini Oumarou, do Movimento Nacional para a Sociedade de Desenvolvimento (MNSD/Nassara).
Uma vez estes resultados validados pelo Conselho Constitucional, Mahamadou Issoufou vai tornar-se no primeiro Presidente da VII República, depois de derrotado na sua corrida à presidência em 1999 e 2004 pelo ex-chefe de Estado Mamadou Tanja, derrubado pelos militares em 18 de fevereiro de 2010.
Cerca de seis milhões 700 mil eleitores nigerinos inscritos votaram sábado em todo o país para eleger um novo Presidente após um período de transição de 12 meses dirigido pelo Conselho Supremo para a Restauração da Democracia (CSRD), que destituiu o regime de Mamadou Tanja.
Este escrutínio foi o último dum processo eleitoral aberto com a chegada do CSRD ao poder e financiado com 30 biliões de francos CFA ( mais de 63 milhões de dólares americanos) pelo Projeto de Apoio ao Processo Eleitoral no Níger (PAPEN) no qual participaram vários parceiros de desenvolvimento do Níger liderados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Fonte: Pana press - 14.03.2011
6 comentários:
Bem-vindo ao reino dos DITADORES. Faça uma viagem ao Malawi, Angola, Moçambique, Costa do Marfim...
Zicomo
Desculpe me Dias, de que ditador te referes no caso de Mocambique?
Caro Viriato Dias
Boas digas essas a Issoufou, pois apesar de sair de uma eleicão livre, justa e transparente, talvez gracas aos militares que ajudaram tirar o Mamadou Tandja, Mahamadou Issoufou pode ir a tempo para:
a)alterar a constituicão para ele permanecer no poder;
b)com manobras, formar uma Comissão Eleitoral e ou Conselho Constitucional para golpes eleitorais;
c)Issoufouzar as institucões públicas e até as famílias nigerinas;
d)negar em entregar o poder ao vencedor em caso de perder eleicões;
e)se tornar rei de facto do Níger, assim a sua mulher é rainha e os filhos fidalgos;
f)preparar os seus filhos para herdarem o poder...
Ou Mahamad Issoufou viajará por RAS, Namíbia, Botswana, Mali, Gana, Benin, São Tomé e Príncipe, Maurícias e Cabo Verde são livres;?
O Pessimismo Africano. Sempre procurando um defeito...Mesmo quando as coisas sãem perfeitamnente
Anónimo,
O péssimo é aquele que não sabe distinguir entre o perfeito e imperfeito. É péssimo aquele que não conhece o belo e o feio.
Diz-me o que é perfeito para ti?
Risos,
KO, amigo Reflectindo.
Zicomo
Enviar um comentário