sexta-feira, março 25, 2011

CEDEAO em busca de mandato da ONU para destituir Laurent Gbagbo

Abuja, Nigéria (PANA) – A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) deu um passo decisivo na sua tentativa de destituir o Presidente ivoiriense cessante, Laurent Gbagbo, ao pedir às Nações Unidas autorização da aplicação imediata das decisões tomadas pelos chefes de Estado africanos em dezembro de 2010 sobre a situação na Côte d’Ivoire.

Este requerimento, contido numa resolução especial adotada pela 39ª cimeira ordinária da CEDEAO encerrada quinta-feira, em Abuja, na Nigéria, significa que eles estão prontos para fazer tudo o que for preciso, incluindo o uso da força, para fazer partir Gbagbo e permitir ao Presidente reconhecido pela comunidade internacional, Alassane Ouattara, assumir a função.

Em duas cimeiras extraordinárias sobre a situação ivoiriense, os dirigentes da CEDEAO decidiram, entre outros, que « se Gbagbo não obedecer à exigência irrevogável da CEDEAO (de abandonar o poder), a Comuniade não terá outra alternativa que tomar outras medidas, das quais o uso da força legítima para fazer respeitar as aspirações do povo ivoiriense".

Eles consideraram que a crise ivoiriense estava a tornar-se numa « emergência humanitária regional » e que chegou o momento de aplicar as decisões tomadas durante as suas cimeiras de emergência « para assegurar a transferência do poder a Alassane Ouattara sem mais tardar".

Eles convidaram a ONU a reforçar a sua missão de manutenção da paz na Côte d’Ivoire (ONUCI) para que ela possa proteger as vidas e os bens, exortaram todos os 15 países-membros da CEDEAO a acreditar os embaixadores e outros representantes de Alassane Ouattara nos seus países e instruíram o Presidente da Comissão da CEDEAO a reforçar a presença da organização na Côte d’Ivoire.

Os chefes de Estado pediram igualmente à União Africana (UA) o envio imediato dum alto representante na Côte d’Ivoire como decidido pelo seu Conselho de Paz e Segurança e a instauração duma equipa de facilitação mista UA/CEDEAO para assegurar a transferência imediata do poder a Ouattara.

Fonte: Pana press - 25.03.2011

Reflectindo: Laurent Gbgabo é a nossa grande vergonha. Como é possível que um tipo doutorado pensa que vai governar um país como se "mambo" fosse? Vai governar como sem relacões com nenhum país, com ONU, UA, bancos, sem embaixadores, etc?

Sem comentários: