sexta-feira, março 25, 2011

Sócrates faz declaração ao país às 20 horas

Primeiro-ministro tem uma audiência com o Presidente da República às 19:00 e fala ao país depois

José Sócrates fará uma declaração ao país às 20h00, apurou a TVI, após a audiência com o Presidente da República, que está marcada para as 19:00.
O primeiro-ministro esteve no debate no Parlamento, mas saiu após o discurso de Teixeira dos Santos. O primeiro-ministro saiu de repente da Assembleia da República, dirigindo-se para o seu gabinete sem prestar qualquer declaração aos jornalistas.
Recorde-se que a oposição chegou a acordo para chumbar o PEC e, José Sócrates já tinha dito que, caso este chumbo acontecesse, se demitiria.

Fonte: TV24 - 23.03.2011

18 comentários:

Abdul Karim disse...

Afinal esse barulho todo 'e porque "ele disse" ??

Ohh Pah,

O "Alto Hama", diz que "ele" ( o Socrates ) tem habito "de dizer" nas segundas , quartas e sextas,

E nas terças, quintas e sábados, "desdiz-se"

Domingo 'e pra descansar,

Hehehe,

Confio muito mais no "Alto Hama", que Socrates,nem se pode comparar a diferença da minha confiança entre o "alto Hama" e Socrates

Hehehe

V. Dias disse...

É um homem corajoso.

Zicomo

Abdul Karim disse...

SIM,

Sem Duvidas,

Reflectindo disse...

Caro V. Dias

Sem dúvidas isto é algo para os partidos da oposição como o MDM aprenderem. Não estou a dizer para a nossa oposição aprender a reprovar um programa do governo e provocar uma crise, mas antes o quê e porque o PSD e CDS reprovam... Duvido que haja muitos que tenham trabalhado arduamente e que tenham deixado de o fazer por não terem sido eleitos deputados.

Caro Kaim

Vou discordar contigo, meu irmão, em alguns pontos, embora eu possa imaginar que não seja tudo o que pensas sobre o MDM que tenhas escrito aqui, mas também tenho receio que alguém mal te compreenda.

1. O MDM não tem que justificar em tudo pelo tempo da sua existência. Em 2009, acabando de se criar, o MDM fez maravilhas, muitas maravilhas. Portanto, dois anos depois e na situação política em que o país vive, o MDM pode/podia (não tenho avalição) ter penetrado no eleitorado. Os moçambicanos querem alternativa e a Frelimo, apesar da sua vitória “retumbante”, não conseguiu matar o desejo de muitos moçambicanos, antes pelo contrário...

2. Quanto à realização do congresso, a Frelimo está a cumprir a sua obrigação estatutária. É MUITO positivo e exemplar. Todas organizações políticas em Moçambique que se pretendem partidos, deviam fazer o mesmo, e, é obrigatório. Sem complexos, os partidos têm que ter a cultura de realização de congressos ordinariamente como a Frelimo faz. Aliás, congresso não é uma invenção da Frelimo.

3. Nunca critiquei e nem criticarei à Frelimo pela realização de congressos. Antes pelo contrário, elogio-a. Critico-a quando ela realiza um congresso (ou alguém quer fazer de conta) à custa dos outros partidos ou Estado Moçambicano. A Frelimo não realiza os seus congressos porque os outros partidos não o fazem, mas ela cumpre o emanado nos seus estatutos do partido. Critico à Frelimo quando obriga que moçambicanos não membros e simpatizantes a financiarem o congresso ou empresas públicas o custeiem.

4. Gostaria que debatessemos a importância de congresso partidário, já que me apercebo cada vez mais que os partidos políticos em Moçambique, excepto a Frelimo desvaloriza este que é o órgão supremo dum partido. Se houvesse quem introduzisse o debate com um artigo, eu seria grato. Mas para já, na minha opinião, o congresso é a base da democracia interna e estabilidade dum partido.

Abdul Karim disse...

Adjunto,

Eu estou a considerar 2 anos um tempo muito curto, a fase mais difícil 'e sempre do arranque,

Nao estou justificar "insucessos" e nem sequer estou "proteger" ou "defender" o MDM,

Mas acho 2 anos pouco, e pouco porque 1 ano foi logo no "fight" das eleições, e ai foram excluídos, maltratados, batidos, e ainda assim "raparam" 8 cadeiras, foi excepcional,

Agora o ano 2, começou com 3 meses luta pela bancada, depois 3 meses "as sedes da Beira", ainda com 8 cadeiras apresentaram bastantes ideias validas, 'e BOM.

Eu acho que 'e BOM pro tempo de existência, SIM falta muito job, falta alguma dinâmica, mas 'e um partido novo, vai ganhado com a "rodagem",

Nao estou a ser parcial, 'e uma analise sincera, 'e o que vejo,

Mas SIM, devem continuar e ate reforçar, dinamizar, mas consigo ao mesmo perceber as limitações deles, principalmente pelo tempo de existência, o que nao quero dizer que "durmam" 'e claro.

JOSÉ disse...

Esta situação em Portugal já era previsível, há muito tempo que Sócrates está encostado às cortas e vivia de balões de oxigénio.
De salientar a coragem da Oposição em chumbar o PEC, mesmo que com isso abra uma crise política.

Já que se mencionou o MDM, gostava de deixar aqui a minha opinião: penso que é necessário e benéfico que se realize um Congresso brevemente.

Reflectindo disse...

Karim,

Estou te entendendo e considero os teus argumentos um dos pontos de partida para o um debate sério sobre o trabalho do MDM. Por outro lado, o questinamento ou a mensagem de V. Dias é sinal da necessidade de um debate aberto e constante no MDM.
Sou da opinião que o MDM só e só se deve usar a questão do tempo como uma defensiva...
Nos primeiros anos, é quando o MDM tem que garantir confianca no eleitorado. Em 2013 com as autárquicas será a prova real do MDM como uma forca política. Para lá não falta muito tempo. Garanto-te que os outros partidinhos antigos por mais que um dia venham a melhorar a performance, nunca chegarão de eleger algum deputado na Assembleia da República, isto porque não fizeram nada nos primeiros anos da sua existência.
O MDM chegou de eleger deputados pelo trabalho e entusiasmo do eleitorado nos seus primeiros dias de existência.

O MDM tem por exemplo por OBRIGACÃO a realizacão dum congresso, o qual vem sendo adiado, antes das eleicões autárquicas de 2013. E aqui falo de um congresso e não uma reunião que venha a ser chamada por congresso. Se o MDM não realizar o seu I Congresso, será penalizado pelo eleitorado. Recordemos que congresso é dos problemas da Renamo, pelo menos enquanto o principal partido da oposicão.

Nota: V. Dias falou da juventude, eu assino por baixo.

Reflectindo disse...

José,

Um CONGRESSO do MDM com estudo de teses e que culmine com eleicões de delegados a partir da base.

Abdul Karim disse...

Eu estou a fazer uma analise de performance de gestão em função a factores tempo, recursos, meio ambiente envolvente e resultados obtidos, do dia que nasceu ate hoje. ou seja de hoje pra traz,

Em função do tempo de existência , recursos que teve disponíveis, e o meio ambiente envolvente, os resultados sao satisfatórios, 'e isso que estou a dizer,

Agora sabes que politicamente, isso de congressos, e discursos e essas coisas eu nao entendo,

Ja tentei maningue mas nao consigo entender, entao desisti, e nem quero ser político nunca,

Prefiro ficar na gestão,

Reflectindo disse...

Karim

Voltarei mais tarde para debater sobre CONGRESSO. Acho um tema muitíssimo importante para um membro e simpatizante de qualquer partido. Mas é como eu escrevi anteriormente, o CONGRESSO é a base da democracia interna e estabilidade de qualquer partido. Para mim, não realizar congressos regulares num partido é como não realizar eleicões gerais e presidenciais regulares num país que se diz democrático.

Volto, mas gostaria de ver/ler o débito de outros.

Anónimo disse...

Não sei se a realização dum Congresso é fazível, ou se muda a visibilidade e a estratégia de um Partido.
Serve para cimentar a unidade dos presentes, talvez!
Já pensaram nos custos?
Nas emboscadas em termos de logistica que o partido Frelimo faz, para impossibilitar a capacidade financeira dos adversários?
Quando é a Frelimo- a LAM faz promoções!E os hotéis baixam os preços!E os departamentos de ministérios enviam em serviço para várias Províncias, semanas antes!
Utiliza o Estado como vector de logística!Dinheiro do Estado!
Os "negociantes" de pó branco contribuem em notas-malas, entregando os sócios, que são membros destacados da Frelimo.
Parece um Congresso sério, mas é organizado de meneira pouco clara, mafiosa.
É por esta causa, que a Frelimo tem capacidade de fazer Congresso!
Os outros Partidos não têm capacidade financeira, além dos entraves e sabotagens do Partido/Governo!
Os partidos moçmbicanos estão IMPOSSIBILITADOS pela Frelimo de se fazerem notas em quase todo território nacional, porque a polícia e as autoridades governamentais interferem JURÍDICAMENTE, tratando-os de CRIMINOSOS POLÍTICOS-BANDIDOS!
Essa atitude pode conduzir a INSTABILIDADE TOTAL, e o PR será culpado, porque até hoje, não demonstrou nos média uma atitude de liberdade politica sobre este aspecto!
Mantém a atitude "calada", porque tem receio de perder eleições!
Está mais interessado em negócios!
Se a Renamo tivesse dinheiro para ter capacidade de campanha, já haveria tiros e desestabilização em Moçambique.
De quem será a culpa?
Quem tem falta de cultura democrática?
Quem desdenha uma Oposição e desrespeita, é porque adora a ditadura!
E a Frelimo está disposta a voltar de novo!Sinais do tempo!
Na essência, sempre foram ditadores, e usaram artimanhas para enganar o Ocidente e a Renamo!
Quem faltou a palavra, assinado em Roma?Frelimo!
Se a Renamo voltar aos tiros, é porque a Frelimo abençoou, ou melhor tem de derrotar a Renamo militarmente , porque até hoje , paira sempre a idéia que quem está no poder e assina a paz, é porque foi derrotada!

Reflectindo disse...

Meu caro anónimo

1. Sou da opinião que quando falamos de congresso dum partido da oposição deixemos de nos escudar de roubos da Frelimo para os seus congressos. Como escreveu Noé Nhantumbo no Facebook, quem permite que a Frelimo roube ao Estado e ao cidadão para as suas festas em conecção com os congressos, são os partidos da oposição, em particular os com representação na Assembleia da República. Esses nunca apresentam uma moção de censura parlamentar.

2. O congresso de um partido é sempre um momento de definição dos objectivos, no respectivo quadro de valores desse partido, e das linhas de acção para os anos que se vão seguir. A tal obedece, também, a eleição dos respectivos dirigentes da base ao topo. Portanto, é também um momento de reflexão sobre o passado, presente e futuro duma forma colectiva com delegados eleitos (não escolhidos a dedo) desde a base. Serve também para a restruturação do partido dotando-o com quadros da altura segundo as competências estatuárias. Assim evita-se muita coisa que tem suicidado os partidos da oposição.

3. Será que o congresso muda a visibilidade dum partido? Na minha opinião, um congresso realizado à medida aceitável dum congresso, muda sim a visibilidade do partido. Ora, gostemos ou não lembramo-nos de muitos dos congressos da Frelimo e não menos das principais decisões aí saídas. Aliás, mesmo os críticos partem do conhecimento desses congressos e a estratégia aí definida. As estratégias dum partido para o intervalo entre dois congressos são estudadas desde a base – círculo. Na base participam todos os membros e simpatizante que se dispoem; para os escalões superiores à base vão delegados eleitos. Os parceiros nacionais e internacionais reconhecem a saúde do partido pelo congresso.

4. A Conferência Constituinte do MDM na Beira e os Conselhos Nacionais realizados em Nampula e Quelimane alteraram a visibilidade do partido, pode ser para o positivo ou não, mas houve mudanças. Quanto a CC da Beira e CN de Nampula, é com muita certeza que digo que pela visibilidade conquistaram membros e simpatizantes ao MDM tanto a nível nacional como internacional. Mas aqui o Abdul Karim pode nos falar sobre a imagem.

5. Concordo consigo que um congresso sirva para cimentar a unidade dos presentes, mas com os presentes, para mim, significa todos os que se sentem nele representados. Esse sentimento de representação é possível se respeitar o processo da realização dum congresso. Por exemplo, há partidos que optam por chamar uma reunião de agenda duvidosa como congresso. E não conhecemos as consequências? Não é que essas reuniões não unem sequer os escolhidos para a Comissão Política?

6. Custos? Não acha, meu caro, que essa é uma justificação perigosa? Os que alegam custos é como se tivessem ouvido os membros a reclamar um congresso luxo. Na base estão os membros e simpatizantes produtores de mandioca, amendoim, feijões, tomates, milhos, galinhas/ovos, etc. Há período do ano em que não escasso desses produtos... O entusiamo dos membros da base não é pelos bens. Esse é mais problema no topo. Falo com conhecimento. Conheço pelo menosalgumas bases de Nampula. A elas observo com atenção, é quase um estudo que faço quando estou lá.

7. Comparei e comparo a realização de congresso dum partido às eleições gerais e presidenciais dum país, porque para mim, o congresso é a base da democracia interna. Imaginemos que o PR Armando Guebuza dissesse que não vamos ter eleições gerais e presidenciais em 2014 devidos aos custos porque o melhor é usar o dinheiro para o combate à pobreza! E se o Presidente da República dissesse que eleições são para os países ricos! O que diríamos nós?

V. Dias disse...

Sobre o MDM já disse tudo.

Há coisas tão óbvias que não precisa um dedo de testa. Não basta um só congresso, são precisos vários congressos: todos os dias, se fosse possível.

Zicomo

Reflectindo disse...

V. Dias

Meu amigo, bem dito!

Mas enquanto acreditares no MDM tens que continuar a defender isso por cada canto. A indiferença da Renamo aos congressos não queremos que se repita no MDM.

Abdul Karim disse...

Todos os dias,

Que nem NOS aqui,

Ne ?

Hehehe,

Reflectindo disse...

Karim,

Hehehehehe,

Só ficamos nós.

Mas aqui fica a pergunta. E os outros???

Abdul Karim disse...

Isso signigica que a "nossa performance" aqui, nao 'e pra bricadeira,

As Rolas Estão A Voar !

Sim 'e Verdade que tem "dorminhocos" também, mas o Seleccionador, esta quase pra mandar a lista das dispensas,

Hehehe,

V. Dias disse...

Risos, é verdade, é preciso dispensar algumas pessoas... É verdade mesmo, mesmo mesmo... Zicomo