sábado, março 26, 2011

Angariar passageiros nos terminais gera emprego para muitos jovens em Nampula

Angariar passageiros é uma das novas actividades que se verifica em quase todas terminais de passageiros nas principais cidades do país.
Avaliar pelos resultados obtidos neste negócio, cada dia que passa em quase todas paragens há sempre novos angariadores ou seja Anarrawa como são conhecidos em Nampula.
Angariar passageiros é uma das actividades mais concorridas nos últimos tempos em Nampula, envolvendo principalmente jovens, motivados por falta do emprego formal.
Convencer o passageiro a apanhar um certo carro em detrimento de outro é o papel dos jovens que aproveitam-se da desorganização do sector.
Facilitam a vida para alguns passageiros, mas a sua actuação, nem sempre é bem vista.
Os anarrawas, como são conhecidos em Nampula, no lugar de fazerem este trabalho são acusados de saquearem os bens dos passageiros.
Os motoristas dos transportes de passageiros dizem que não é fácil lidar com os angariadores de passageiros.
Apesar das críticas, os angariadores de passageiros, em Nampula, tencionam criar uma associação.

Fonte: TIM - 25/03/2011

Reflectindo: Concordo que os anarrawas se aproveitam da desorganização do sector de transportes em Nampula, mas aquela é uma desorganização organizada. Naquela desorganização participam os fiscais dos conselhos municipais que estão permanentemente nas terminais de passageiros das principais cidades. Não concordo de forma nenhuma que os anarrawas estejam a facilitar a vida de qualquer passageiro, antes pelo contrário, eles prejudicam e violam os direitos elementares dos passageiros.  Para além de saquearem os bens dos passageiros, eles são responsáveis pelo "entulhamento" (excesso de lotação) nos chapas. Os anarrawas são empregados dos motoristas, em prejuízo dos proprietários dos mini-buses e próprios passageiros. É do excesso da lotação que os motoristas pagam os anawarras, os fiscais municipais, os polícias de trânsito.
Estranhamente, os autocarros do Mecula já não vão para Nacala-Porto com alegação de falta de passageiros. É algo que eu não entendo e levanta suspeitas. Com Mecula, a polícia de trânsito e os fiscais municipais não "comem".

3 comentários:

V. Dias disse...

De facto, situação lamentável...

Zicomo

Anónimo disse...

Os "ana-rauas" seriam num País organizado-jovens empreendedores.
Seriam reconhecidos, e o edil, usaria os mesmos como "índice positivo da boa governação".
Exemplo de inovar.
No nosso País, é divergene, jovem empreendedor virou jovem pilantra que aproveita a desorganização.
É um caso de tristeza, lamentável!
Podem virar em bandos organizados!BOs!
Sociedade desgovernada do salve-se quem puder!
Ana-Rauas!

Fungulamasso

Reflectindo disse...

Fungulamasso

Há muitas e verdadeiras iniciativas de empreendimento que deviam ser promovidas. Por exemplo, em Nacala-Porto estão os jovens como motas-taxi ao estilo bicicletas-taxi em Quelimane.