quinta-feira, março 10, 2011

Gbagbo pretende impedir regresso de Ouattara ao país

Abidjan - Laurent Gbagbo pretende impedir o regresso do seu rival, Alassane Ouattara, que se deslocou à Etiópia para uma reunião da União Africana (UA), mediante uma ordem na qual proíbe os voos da missão da ONU e da operação militar francesa "Licorne" sobre o território do país.


Depois que Ouattara deixou o país quarta-feira à noite num helicóptero da Operação das Nações Unidas na Côte d’Ivoire (Onuci), o Governo de Gbagbo disse hoje (quinta-feira) pela emissora de televisão oficial que as aeronaves da ONU e da missão militar francesa "estão proibidas de sobrevoar e aterrar em todo o território da Côte d’Ivoire".

A ordem foi emitida pelo Ministério de Transportes de Gbagbo e, em seguida, o porta-voz do Governo de Ouattara, Patrick Achi, indicou em comunicado que a determinação é "nula e sem efeito", já que Gbagbo "não é mais o presidente da Cote d’Ivoire".
Ouattara é reconhecido pela comunidade internacional como presidente eleito da Cote d’Ivoire, mas Gbagbo, que está há dez anos na Presidência, se nega a deixar o poder, apesar das exigências internacionais.

Ouattara se encontra nesta quinta-feira na sede da UA em Addis-Abeba para uma reunião da Comissão de Alto Nível de chefes de Estado africanos encarregada de solucionar a crise pós-eleitoral da Cote d’Ivoire, à qual Gbagbo foi convidado, mas não compareceu.

Fonte: Angola press - 10.03.2011

Sem comentários: