sábado, março 12, 2011

Um desempregado, um bolseiro e uma estagiária inventaram o Protesto da Geração à Rasca

João, Paula e Alexandre formaram-se em Coimbra e passaram por associações de estudantes. Dois desencantaram-se com os partidos a que pertenciam.
Estavam os três num café de Alfama, em Lisboa, a falar da canção dos Deolinda - aquela que começa com o verso "sou da geração sem remuneração" - e da reacção emotiva das pessoas, nos Coliseus do Porto e de Lisboa, "que se levantaram e bateram palmas" e se reviram no que ouviram. E foi assim que surgiu a ideia. João Labrincha, Alexandre de Sousa Carvalho, Paula Gil (27, 26 e 25 anos) conhecem-se há anos, são amigos, também se reviram naqueles versos, mas só em parte. Por isso, nesse dia, "foi a 5 ou 6 de Fevereiro", João chegou a casa e criou um evento no Facebook. Chamou-lhe Protesto da Geração à Rasca.

Combinaram que aconteceria a 12 de Março. Porquê 12 de Março? Riem-se com a pergunta - nota-se que estão cansados, têm sido muitas noites passadas à frente do computador, a ler milhares de comentários no Facebook, porque a convocatória online, entretanto, não pára de mobilizar gente e, por estes dias, é preciso responder aos comentários e estar a atento aos mais violentos ou ofensivos. Uma tarefa pesada, sobretudo para quem tem que trabalhar cedo, dizem.

"Não faço ideia", conta um deles sobre o porquê da data escolhida. Não há nenhuma razão. Tinha que ser rápido, para apanhar a onda dos Deolinda - "percebeu-se que as pessoas estavam com fome de algo que lhes desse voz", explica Alexandre. Mas tinha que haver o tempo suficiente para a ideia crescer. "E não podia ser no fim-de-semana do Carnaval." Ficou 12 de Março, portanto, para a Avenida da Liberdade, em Lisboa, e para a Praça da Batalha, no Porto.

Os jornais e as televisões acompanham o fenómeno. Em menos de três semanas, milhares fizeram saber que pretendem aderir ao Protesto da Geração à Rasca (ontem eram mais de 27 mil). Sem que tenha sido gasto um tostão para promovê-lo. "Acho que é uma coisa completamente nova o que está a acontecer", diz João. "Nós, desempregados, "quinhentos-euristas" e outros mal remunerados, escravos disfarçados, subcontratados, contratados a prazo, falsos trabalhadores independentes, trabalhadores intermitentes, estagiários, bolseiros, trabalhadores-estudantes, estudantes, mães, pais e filhos de Portugal. Protestamos" - assim começa o manifesto colocado online.

"Trabalho desde os 18"

João, licenciado, está desempregado, sem subsídio, e vive com a ajuda do pai. "Nunca ganhei o suficiente para me fazer valer a mim próprio." É ele que fica com "os turnos da madrugada" a gerir os comentários no Facebook.

Alexandre trabalha em investigação, na área dos Estudos Africanos, e vai iniciar o doutoramento. Fez um mestrado em Inglaterra, estágios e voluntariado, recebe 900 euros de bolsa.

Paula está a fazer um estágio do Instituto do Emprego e de Formação Profissional, com um contrato de um ano. Ganha também cerca de mil euros, sem subsídio de férias nem Natal - "Trabalho desde os 18 anos, a minha mãe ganha o salário mínimo; paguei a minha licenciatura e o meu mestrado... " Por estes dias, e por causa da "Geração à Rasca", deita-se às 3h, apesar de às 7h ter que estar a pé para ir trabalhar.

Formaram-se os três em Relações Internacionais, em Coimbra, qualquer um deles passou por associações de estudantes, hoje vivem os três em Lisboa, identificam-se ou identificaram-se com partidos políticos: João quer desfiliar-se da JS, porque, diz, desidentificou-se e as simpatias políticas ficaram por aí. Paula é do Bloco de Esquerda. Alexandre entrou há 11 anos na JCP e, poucos anos depois, pediu para sair - "houve um afastamento ideológico". Nunca mais voltou.

O protesto que promovem é apartidário e laico, frisam - mas sabem que há quem não acredite. E entre os que entretanto se juntaram à organização, asseguram, há pessoas de todas as sensibilidades políticas, da direita à esquerda. "Ainda hoje tínhamos um comentário com o apoio de um monárquico."

Nenhum quer fazer previsões sobre quantas pessoas vão acabar mesmo por sair à rua, nem onde - em todo o país há vários grupos a mobilizarem-se. Mas é fácil dizer no Facebook que se vai participar, reconhecem. O que significa, afinal, 27 mil, no mundo virtual? João contrapõe: "Também há quem nos mande mensagens e não diga publicamente que vai participar porque tem medo de ser prejudicado no emprego."Acreditam que se a canção dos Deolinda mexeu com muita gente, este protesto, "por um futuro digno, com segurança", pode mexer com muito mais. Mesmo com as medidas ontem anunciadas por José Sócrates no Parlamento. "Todas as medidas são bem- vindas, mas estas são sobretudo um paliativo, não vão ao fundo do problema. Promover mais estágios, aliás, até é, de alguma forma, dizer que o caminho são os estágios, ou seja, a precariedade. É preciso mais."

De resto, nem só jovens e licenciados sofrem com a falta de estabilidade e de salários dignos - por isso, dizem, não se reviram totalmente na canção dos Deolinda. "Ela conta apenas uma parte limitada da realidade", diz Paula. E a prova é que no grupo do Facebook há pessoas de todas as idades e formações.

"No dia 12 vai ser pedido às pessoas que escrevam numa folha A4 a razão para estarem no protesto e uma solução. Depois vamos entregar na Assembleia da República", explica João. E depois? "Gostávamos que mais pessoas se mobilizassem. Com maior concertação social, entre políticos, empregadores, sociedade civil, será possível alterar a situação que vivemos." É nisso que acreditam.

Fonte: Público.pt - 26.02.2011

13 comentários:

V. Dias disse...

Em parte José Sócrates não aprendeu nada de António Guterres nem do seu prórpio pai, que foi um excelente político português.

Para terminar, só uma palavra: não é fácil ser governo em Portugal.

Estas palavras ouvi há mais de 10 anos na pessoa do meu amigo, o economista I.A.Aiuba e, de facto, quando cá cheguei, verifiquei in loco esta tese.

O problema de Portugal ultrapassa a Sócrates, embora ele seja um pouco desmedido nos sonhos. Continua a ser o filho querido da mamã Angela Markell e da União Europeia.

Está a introduzir reformas de fundo e não só, Portugal nunca antes foi um país tecnológico como agora.

Quem disser o contrário, coloco-lhe um desafio: que me prove a razão de Pedro Passos Coelho não querer ser primeiro-ministro agora?

Sabe que seria pior do que Sócrates e tinha que receber "fraldas" da Markell que também anda mal no seu país, as eleições vão dando vitórias a oposição.

Se tiver tempo continuo. É UMA ÁREA QUE ESTUDO E CONHECO MINIMAMENTE BEM....

Abdul Karim disse...

Entao seria mesmo Bom, a "Mama Angela" dar um jeitinho, pra que o "filhote", nao continue a nos "empatar",

Assim "evita" que usemos os nossos de "recursos Intelectuais", para "empatarmos" a ela,

'E que "timmings" tem que ser cumpridos, os custos humanos tem estado a crescer a cada minuto...

Acredito que ela, de boa vontade, podera compreender isso, a nao ser que 'e conivente com certas "atitudes familiares",

Ou avisa amavelmente 'a "familia", pra "sair da frente", ou corre o risco de assistir o jogo com a "familia", na bancada central sol, isso tambem na melhor das hipoteses,

Nao 'e ?

V. Dias disse...

Karim,

A política é um jogo sujo. Já ontem escrevi aqui ou no diário de um sociologo, que na Europa manda a Alemanha, França e o Reino Unido, de resto é paisagem. Socrates vai ficar no poder até pelo menos a mama Markell cair. Enquanto isso o PSD vai chupar dedo. Nao terá maioria absoluta e anda àderiva. Garanto-te.

Zicomo

Abdul Karim disse...

Se a unica alternativa, 'e ela "cair",

Entao a "queda 'e recomendavel",

V. Dias disse...

Queres que o Socrates caia, porquê, pa??? Ele é fixe, manda mola para o papa Guebas...

Zicomo

Abdul Karim disse...

'E porque SO manda pro papa Guebas,

Devia de mandar pra todos nos, incluindo eu, tu, o joao, o matsinhe, o parafuso, o desempregado, o mutilado, o esfomeado tambem,

E "aviaozinho recondicionado", nao mata fome,

hehehe,

V. Dias disse...

Eu não preciso, já me dá os estudos...

Estou grato ao governo Sócrates e a Universidade de Évora, na pessoa do reitor e todos os vices-reitores, basta....

Depois não quero devolver essa mola como fizeram os músicos quando aceitaram cantar para Kadafhi e família...

Abdul Karim disse...

Esta certo,

Eu estou solidario contigo, nao vou receber tambem, a "mola" do Socrates,pah.... hum... anda tirar ai dos "'A Rasca", ... hum...

Tambem nao quero,

Esta certo aquilo que voce diz, 'e melhor nao ter "mola" do que ter do Socrates,

Tens razao,

V. Dias disse...

Pois é... Mais vale ter conhecimentos que dinheiro sujo.

Zicomo

Abdul Karim disse...

De pleno acordo,

Em concordancia absoluta.

Maquiti disse...

Em Moçambique já existe tambem uma página com o nome Geração á Arsca, procurem no Facebook...


M

Reflectindo disse...

Maquiti, não consegui localizá-la. Pode dar-me o link?

Abraco

Maquiti disse...

http://www.facebook.com/home.php#!/profile.php?id=100002197654274&sk=wall

Ou procure por geracao arasca