sábado, março 26, 2011

Sócrates lidera eleições directas no PS

A candidatura de José Sócrates obteve uma votação «seguramente superior a 90 por cento» no primeiro dia de votações das eleições directas para o cargo de secretário-geral do PS, disse este sábado à Lusa fonte socialista.

José Sócrates disputa o cargo de secretário-geral do PS com o ex-presidente da Comissão de Coordenação da Região de Lisboa e Vale do Tejo Fonseca Ferreira, com o líder do PS/Madeira, Jacinto Serrão, e com António Brotas, histórico militante socialista de Lisboa.

Na sexta-feira, primeiro dos dois dias de eleições directas (que terminam hoje), votaram cerca de metade das 721 secções socialistas e também cerca de metade dos 32 mil militantes socialistas com capacidade eleitoral.

De acordo com fontes do PS ligadas ao processo eleitoral, no final do primeiro dia de votação, José Sócrates «obteve seguramente um resultado global superior a 90 por cento», Fonseca Ferreira (que lidera a tendência Margem Esquerda) posicionou-se «claramente em segundo lugar» e, em território continental, Jacinto Serrão e António Brotas tiveram votações residuais.

Além da eleição do secretário-geral, os militantes socialistas vão também eleger até sábado 1841 delegados ao congresso do PS, que se realizará entre 8 e 10 de Abril, na Exponor, em Matosinhos.

Neste congresso, estarão ainda mais 700 delegados com direito de inerência, por desempenharem lugares em órgãos nacionais do PS, ou por serem militantes com funções políticas de destaque em autarquias, na Assembleia da República ou nos parlamentos regionais.

Fonte: TV24 - 26.03.2011

Reflectindo: mais um exemplo de que os partidos realizam congressos, pelo menos na Europa.

Sem comentários: