quarta-feira, julho 02, 2014

Ex-presidente francês Nicolas Sarkozy acusado de corrupção activa

O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy, de 59 anos, foi acusado de corrupção activa, tráfico de influências e violação do sigilo profissional - anunciou esta terça-feira a procuradoria nacional financeira.
Pouco antes das 2h de quarta-feira, Sarkozy deixou o prédio da procuradoria financeira, onde tinha chegado duas horas antes para comparecer perante os juízes.
A decisão foi tomada ao final de uma detenção para interrogatório de aproximadamente 15 horas, acontecimento inédito para um ex-chefe de Estado francês.
Sarkozy já tinha sido denunciado pelo caso Bettencourt, mas a Justiça não acatou a denúncia.
"Ao final do interrogatório, Nicolas Sarkozy, Gilbert Azibert e Thierry Herzog foram apresentados aos dois magistrados encarregados da investigação iniciada em 26 de Fevereiro de 2014 sobre tráfico de influências e violação do sigilo profissional", informou a procuradoria.
Herzog, um prestigioso advogado parisiense, foi acusado de violação do sigilo profissional, ocultação desse delito, corrupção activa e tráfico de influências, disse fonte judicial.
Já Azibert foi acusado de ocultação de violação do sigilo profissional, tráfico de influências passiva e corrupção passiva.
Os três ficaram sob controlo judicial. Herzog pode manter a relação com o cliente.
"Esses factos se baseiam unicamente em escutas que impugnamos e cuja legalidade será questionada firmemente", declarou o advogado de Herzog, Paul-Albert Iweins.
A Justiça decidirá se Sarkozy, via Thierry Herzog, foi informado ilicitamente de que havia uma autorização judicial de escuta de seus telefonemas e, em troca, prometeu a Azibert ajudá-lo a conseguir um cargo de prestígio no Mónaco.
A decisão de fazer escutas aos telefones de Sarkozy foi tomada em Setembro do ano passado pelo juiz que investiga as acusações de financiamento ilegal de sua campanha eleitoral em 2007.

Fonte: AFP in Notícias Sapo – 02.07.2014


Sem comentários: