Filhos de antigos combatentes e figuras sonantes na arena política nacional exercem cargos de administração na empresa Montepuez Ruby Mining (MRM), que vai explorar uma das maiores reservas do mundo em Montepuez e Namanhumbir, província de Cabo Delgado.
Trata-se de Samora Machel Júnior, presidente do Conselho de Administração, filho do primeiro Presidente de Moçambique, e Raime Pachinuapa (filho do antigo combatente Raimundo Pachinuapa), gestor de Assuntos Corporativos.
No empreendimento, a MRM junta-se à britânica Gemfields, uma das líderes mundiais no processamento de pedras preciosas, num negócio milionário bastante disputado e que chegou a envolver Jacinto Veloso, antigo combatente e também dos mais fiéis aliados de Samora Machel. As disputas pelas minas de rubis no país chegaram a ser arbitradas por um tribunal internacional.
O projecto já está a operar há dois anos, num local que há já vários anos atrai vários operadores, sobretudo estrangeiros, que actuam através do garimpo. Mas a sua apresentação foi hoje terça-feira, em conferência de imprensa, realizada na capital do país com o objectivo de anunciar o leilão de rubis nacionais entre os dias 12 e 17 de Junho corrente.
O presidente da Comissão Executiva da Gemfield, Ian Harbottle, explicou que o leilão será em Singapura, alegadamente para “permitir que haja transparência e que sejam praticados preços justos”.
Fonte: O País online - 04.06.2014
3 comentários:
Agente já não sabe se é riqueza ou maldição que simpatizantes da Frelimo querem, em todas histórias que envolvem dinheiro este grupo existe a lutar com facas e ferros, ainda entre eles. Se fosse que com dinheiro compra-se uma segunda vida diria que tem razão, nem com tudo o que fazem conseguem mostrar algo de excepção, tipo aplicar num projecto qe lhes dê bom nome. Fazem para ficar sujos e mais sujos...
Cabo Delgado minha provincia cada vez mais se descobre recursos mas a população Local em nada se beneficia. Nos os macuas, makondes e maunis de cabo delagado estamos a ser prejudicados mais uma vez. A luta de libertação Colonial se fez sentir mais aqui na nossa Provincia nossos avos,tios e irmaos morreram. Agora descobre riquezas enchem os seus bolsos em nada nos beneficia.Quando ha vaga importantes veem jovens de Maputo trabalhar em Anadarko e outras Organizacoes e nossos filhos ficam a chupar dedos.Nao esta certo!Votaremos em Nhyussi porque é nosso filho se nao este ano mandavamos passear a Frelimo.
Vota ficará sozinho/a com Nyusi.
Enviar um comentário