quinta-feira, março 13, 2014

Partidos islâmicos somam forças nas eleições na África do Sul

Dois partidos muçulmanos sul-africanos cerraram fileiras para fazer campanha política com objectivo de concorrer nas eleições gerais de maio e destacaram que é "vital" a união entre eleitores da comunidade islâmica.
Porta-vozes das organizações Al Jama-ah Community Party e The Africa Muslim Party explicaram na rádio local que se coligaram nas próximas eleições parlamentares para evitar a divisão do voto.
O líder do Al Jama-ah, Ganief Hendricks, indicou que esta estratégia estará focada sobretudo para o sul da província de Western Cape, governada pelo fórum opositor Aliança Democrática (AD) onde existe uma grande comunidade muçulmana.
Hendricks disse que pensam estender o plano para outras províncias, mas que o voto islâmico unido em Western Cape já está garantido.
Segundo o porta-voz partidário, tradicionalmente os cidadãos dessa fé religiosa entregaram seus votos a organizações como AD e outras na oposição, mas neste ano os votos irão para o novo agrupamento político unido.
Analistas eleitorais opinaram que essa mudança pode ser desfavorável para as tentativas de Aliança Democrática de manter uma supremacia parlamentar no país.
Um total de 135 partidos políticos registaram-se oficialmente para as consultas nacionais do dia 7 de maio e outros 50 agrupamentos formularam o seu pedido no âmbito municipal, detalha uma informação da Comissão Eleitoral Independente.
Foram recusadas solicitações de 40 partidos porque não cumpriram com diferentes requisitos. Entre a meia centena de grupos municipais, 25 são de Western Cape.
Fonte: Rádio Mocambique - 13.02.2014

1 comentário:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.