quarta-feira, março 12, 2014

Governo assina acordo de transferência de presos com África do Sul

Os governos moçambicano e sul-africano vão assinar ainda este ano um acordo para a transferência de presos entre os dois países.
O anúncio foi feito, esta quarta-feira pelo director nacional de Operações Penitenciárias, Samo Gonçalves, que adiantou estarem em curso contactos entre as autoridades dos dois países para a assinatura de um acordo.
ʺEstamos a trabalhar nos mecanismos necessários para assinar ainda este ano um memorando de entendimento que prevê a transferência de presosʺ, disse.
Samo Gonçalves falava numa conferência de imprensa convocada para rejeitar as informações veiculadas pelo jornal sul-africano Sunday Times, que davam conta de que reclusas daquele país estariam a ser usadas como escravas sexuais em Moçambique e que os guardas prisionais moçambicanos estariam a abusar sexualmente das mesmas.
Na mesma conferência de imprensa, o director-geral do Serviço Nacional Penintenciário, Eduardo Mussanhane, disse serem falsas as acusações e adiantou que no estabelecimento prisional referido pelo diário apenas trabalham guardas femininas.
Em Moçambique, há 14 reclusas sul-africanas a cumprir penas ou a aguardar julgamento em casos relacionados com o tráfico de droga.

Fonte: Folha de Maputo – 12.03.2014

Sem comentários: