segunda-feira, março 04, 2013

“O aparelho judiciário está a ser infectado pela corrupção”

- Afirma Gilberto Correia, na abertura do ano judicial

Bastonário da Ordem dos Advogados directo e incisivo

“O aparelho judiciário, aquele que seria o último reduto para combate e punição de práticas de corrupção, está ele próprio a ser infectado, com sucesso, pela corrupção, e se nada de extraordinário for feito nos próximos tempos, as nuvens negras que pairam sobre o horizonte da boa administração da justiça ficarão cada vez mais negras” – Bastonário da Ordem dos Advogados

“O que espanta é saber que algumas forças sem rosto visível têm o poder suficiente para nos impor este modelo esgotado e deixar-nos a mercê duma criminalidade crescente, violenta e impiedosa. Basta atentar aos fenómenos dos raptos, e seu circunstancialismo, que já duram há cerca de ano e meio, com promessas semanais de um fim à vista, para perceber para onde caminhamos se não conseguirmos ter a coragem e ousadia de romper com um modelo, que eventualmente já funcionou bem noutro contexto, mas que actualmente funciona mal e abrirmo-nos na busca de novas soluções para os velhos e novos problemas criminais” Ler mais

3 comentários:

V. Dias disse...

A corrupção infecou a espinha dorsal e a medula, por isso mesmo o país está sem comando, isto é, perdeu leme.

Não é apenas o motor (aparelho judiciário) que gripou; o condutor (dirigentes, juízes, procuradores, etc.) também gripou (ram).

Samora podia ter todos os defeitos, mas não era corrupto e permitia a corrupção.

A propósito, concordo com a expressão de Roberto Chaves:

"A meu ver (agora vou falar a título pessoal, não como representante do Banco Mundial), há falta de liderança em Moçambique. Não há um líder, ou um grupo de líderes, que possa traçar o plano do futuro, determinar caminhos e objectivos claros, motivar todos os moçambicanos e integrar todos os doadores no cumprimento desse plano e no alcance desses objectivos. Apesar de ter havido alguns erros, na época de Samora Machel havia uma ideia clara do que se pretendia, havia objectivos claros, e uma mística. Também não havia corrupção nem o actual desnível entre salários altos e baixos. Não sei, mas aí deve haver lições importantes a aprender e alguma possível solução para os problemas actuais."

E porque não terminar assim?

"“O País perdeu a inteligência e a consciência moral. Os cos¬tu¬mes estão dissolvidos, as consciências em deban¬dada, os carácteres corrom¬pidos e ninguém se respeita. Não há nenhuma solida¬riedade entre os cidadãos. Ninguém crê na honestidade dos homens públicos. O povo está na miséria. O País está perdido”.

Zicomo

Abdul Karim disse...

Como vai haver mística, se Voce prometeu 10 mandamentos, e nao fez ?

A mística que falta nas Rolas 'e ausência dos 10 mandamentos do Seleccionador,

Agora que representante do Banco Mundial, ja das ao luxo de fintar o PJ ?

Vou falar com o Big Brother, vocês tem que mudar vossa maneira ai no Banco Mundial, estão desprezar o PJ.

E nao vamos aceitar, essa vossa maneira habitual de agir,assim nao da.

Anónimo disse...


Cuidado em Xai Xai!
Cuidado com pessoas aparentemente com boas intençoes nas bandas de Xai Xai. Se tiver seu carro avariado nao aceite que seja rebocado para sitio desconhecido com promessa de reparação.
No lugar de vítima passei para burlador em frente da policia la nas bandas do Bairro Patrice Lumumba, num processo em que perdi bens valioso roubados por pessoas aparentemente com vontade de ajudar, que mostraram hospitalidade desde o primeiro até ao penultimo minuto. Pedi ao Oficial da Polícia, tal de Bento, ja que nem trazia identificação, para que escrevesse no livro de ocorrencia que desistia de participar o caso por que me sentia estrangeiro em Xai Xai.