O presidente do município de Quelimane, Manuel de Araújo, eleito pelo MDM, terceira força política de Moçambique, criticou hoje o "bloqueio económico" da FRELIMO (no poder), por ainda não ter aprovado o seu plano financeiro, "comprometendo o desempenho" da autarquia.
O plano de actividades e orçamento do município devia ser aprovado até 15 de Dezembro passado, mas o documento foi chumbado, pela bancada maioritária da FRELIMO, por falta de "clarividência de alguns pontos".
Quelimane é a única das 43 autarquias moçambicanas ainda sem orçamento.
"Para o nosso espanto, por termos trabalhado juntos o documento, a bancada da RENAMO mantinha seu posicionamento da aprovação, mas a FRELIMO voltou a chumbar. Essa atitude mostra claramente, por ser um ano eleitoral, um boicote para manchar a nossa governação", acusou o autarca.
"Para o nosso espanto, por termos trabalhado juntos o documento, a bancada da RENAMO mantinha seu posicionamento da aprovação, mas a FRELIMO voltou a chumbar. Essa atitude mostra claramente, por ser um ano eleitoral, um boicote para manchar a nossa governação", acusou o autarca.
Para o autarca, a não aprovação do plano e orçamento está a "travar" o financiamento externo de algumas actividades previstas para este ano, o último de seu mandato de dois anos.
A Lusa tentou em vão contactar o chefe da bancada da FRELIMO na assembleia municipal de Quelimane.
Em declaração à Lusa Manuel Canbezo, presidente da Associação Nacional dos Municípios de Moçambique, manifestou "preocupação pela demora" na aprovação do plano de Quelimane e garantiu uma atenção virada para o município para "intervir" em caso de necessidade.
Fonte: Angolapress – 06.03.2013
2 comentários:
O problema e que nos aprovamos as leis e nos os ditos do poder quando lhe toca , preferem penalizar o povo + Quelimane e uma cidade dos letrados e informados, aki se ensina e se aprende, perguntem o ex-governador, e muitos k passaram daki. O povo nunca vai solidarizar com estas extrategias feitas impiricamnente. Eu tambem pensava que a forca se herque vitoprias + ja nao e hoje essa era ja passou. Sinto por ser dos camaradas + estao rodeados de pessoas que nao faularam por isso querem ver o povo a queimar masaroca em novembro.Vmos mudar camaradas isto vai nos custar caro.
Pela constituicao, se ate novembro nao se aprova o orsamento, desolve se a assembleia e Governador lege uma comissao para gerir o Municipio; So o Presidente perde o mantado se se provar que a nao aprovacao deveu se se a culpa dele , logo, ao retirar lhe o mantado, estaremos a criar um clima se conflitos de interesses, recordemos que em Quelimane a um ano, mesmo enfrente do Governo , nas mesas de voto, nenhuma delas a frelimo teria passado, o presumivel canditado duvido que tera capacidade de derotar Araujo, porque este ultimo, meus nao tem ate o momento adversario, mesmo os camaradas a maior parte dles so conterranios e frelmo sempre procura pessaoa bem d posse , ei esta o erro, nos ja estamos ultrapassados com nossas extrategias, com ou sem orsamento quelimane sera do MDM. iSSSO ja e bom e o poder nunca sera vitalicio, onde esta russia socialista? Kadaf, senhores, poupe a vida dos novos.
Enviar um comentário