terça-feira, novembro 01, 2011

Parlamento deve decidir hoje deportação de jovem angolano a residir no país há oito anos

Lisboa, 01 nov (Lusa) - O parlamento holandês deverá decidir hoje a deportação de um jovem angolano residente no país há oito anos, caso que está a mobilizar a sociedade e a penalizar na opinião pública holandesa a coligação de centro-direita no poder.
Mauro Manuel, um estudante angolano hoje com 18 anos, chegou em 2003 sozinho à Holanda, onde pediu asilo. Desde então tem vivido com uma família adotiva em Limburgo, no sul da Holanda, e depois de vários anos à espera viu agora o visto de residência ser-lhe recusado
O caso de Mauro Manuel, que tem feito as manchetes dos jornais nas últimas semanas, está a mobilizar a sociedade holandesa que se tem manifestado pela permanência do jovem.
Na coligação governamental de centro-direita (cristão-democratas e liberais), o caso tão pouco é pacífico, mas as posições maioritariamente favoráveis à deportação do jovem estão a penalizar os cristãos-democratas nas sondagens.
O ministro cristão-democrata (CDA) da Imigração, Gerd Leers, garantiu que a decisão de expulsar o angolano é irreversível e "está de acordo" com a legislação holandesa, pelo que nada pode fazer para a impedir.
Segundo a imprensa local, alguns parlamentares do CDA, que inicialmente apoiaram a causa de Mauro Manuel, terão cedido às pressões do ministro da Imigração e deverão votar a favor da expulsão.
Ainda assim, pelo menos dois deputados cristãos-democratas disseram que o partido devia apoiar o jovem.
Várias sondagens mostram que a maioria da população defende que o jovem devia ser autorizado a ficar na Holanda e que o apoio dos holandeses ao CDA caiu para os níveis mais baixos de todos os tempos.
O governo conta ainda com o apoio dos grupo fundamentalista cristão SGP, o que deverá ser suficiente para uma maioria favorável à deportação.
Na segunda-feira, o jovem angolano dirigiu aos membros do parlamento um "apelo emocional" para que lhe seja permitido ficar no país.
"Contra a minha vontade, tornei-me num símbolo para todos os jovens requerentes de asilo sozinhos, mas preferia ser um símbolo da integração na sociedade holandesa", de acordo com a declaração do jovem, citada pela imprensa.
"Fui colocado num avião completamente sozinho quando tinha nove anos. Estava muito triste e assustado. Como poderia confiar em alguém? Porque teria sido mandado embora? Felizmente vim viver com pessoas boas que são agora os meus pais", prosseguiu o jovem, cuja mãe biológica vive ainda em Angola.
Mauro Manuel agradeceu aos membros do parlamento o seu apoio e mostrou-se esperançado de que consigam persuadir os seus colegas a votarem em seu favor.
Os partidos na oposição na Holanda, os sociais-democratas do PvdA e a União Cristã, apresentaram, entretanto, um projeto de lei que defende que possam ficar a viver na Holanda os requerentes de asilo que tiveram que esperar oito anos por um visto de permanência, o que poria fim a casos como o do angolano Mauro Manuel ou da afegã Sahar.
Sahar, de 14 anos, devia voltar para o Afeganistão no início deste ano depois de um processo de asilo que durou dez anos, mas a reação da sociedade holandesa levou o ministro da Imigração a estabelecer um regulamento especial para meninas afegãs "muito ocidentalizadas" e ela acabou por ficar.
Segundo o PvdA e a União Cristã, há atualmente cerca de 800 crianças na Holanda que esperam mais de oito anos por um visto de permanência.

Lusa

Fonte: Notícias Sapo -01.11.2011

Reflectindo: No meu país pode-se deportar quem nasceu e viveu há mais de 50 anos e com antecessores no país e nós olharmos isso indiferentemente.

Sem comentários: