O grupo petrolífero norte-americano Anadarko Petroleum anunciou segunda-feira em Houston uma nova descoberta de gás natural em Moçambique elevando as reservas já descobertas na bacia do Rovuma.
Em comunicado divulgado na sua página electrónica, o grupo anunciou ainda que no bloco onde está a realizar prospecção de hidrocarbonetos existem entre 15 a 30 biliões de pés cúbicos (entre 850 mil milhões et 1415 mil milhões de metros cúbicos) de gás natural recuperável.
Em Outubro passado, o grupo havia anunciado a a existência de reservas de gás natural de cerca de 10 biliões de pés cúbicos (238 168 milhões de metros cúbicos) no furo de avaliação Camarão, efectuado no mesmo bloco da bacia do Rovuma.
Esta grande descoberta vem no seguimento de uma outra, desta vez do grupo italiano ENI em Outubro, fazendo com que Moçambique possa vir a ser um grandes produtores mundiais de gás natural nas próximas décadas.
Os concessionários deste bloco são a Anadarko Moçambique, subsidiária do grupo norte-americano Anadarko Petroleum, com 36,5% e funcionando como operador, a estatal moçambicana Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (15%), a Mitsui E&P Mozambique Area 1, Ltd (20%), do Japão, a Videocon Mozambique Rovuma 1 Limited (10%) e BPRL Ventures Mozambique B.V. (10%), ambas da Índia, e a Cove Energy Mozambique Rovuma Offshore, Ltd., da Grã-Bretanha (8,5%).
Fonte: (rm/macauhub) - 29.11.2011
Sem comentários:
Enviar um comentário