quinta-feira, novembro 17, 2011

MALEMA PROMETE DESAFIAR ANC

JOANESBURGO, 17 NOV (AIM) – O suspenso presidente da liga juvenil do partido no poder na África do Sul, o Congresso Nacional Africano (ANC), Julius Malema, ameaça desafiar o partido pela medida tomada, e declarou que vai lutar até ao fim, para semanter na liderança da organização.
Malema disse acreditar que o processo discilpinar instaurado contra si e membros do seu Executivo tem lacunas, ameaçando assim a lutar até ao fim.
Ele desafiou o ANC, afirmando que não tem intenção de abandonar a liderança da liga, da qual ainda goza de apoio.
O suspenso líder juvenil do partido govermanetal sul-africano acusou dirigentes do ANC de usarem o “Comité de Disciplina” como uma plataforma de ajustes de contas.
Questionando a legitimidade do comité, Malema apontou a dedo o Secretário-Geral do ANC, Gwede Mantashe, e chefe do “Comité de Disciplina”, Derek Hanekom, de seguirem agenda política.
As acusações feitas por Malema ocorrem numa altura em que estruturas da liga juvenil estão a lançar uma campanha de “lobby” com vista a eleição do vice-Presidente, Kgalema Motlanthe, em vez de Jacob Zuma, no próximo congresso do partido, marcado para Dezembro de 2012.
Malema advertiu a liderança do partido da possbilidade de o ANC se desintegrar ao permitir que problemas individuais sejam resolvidos pelo comité de disciplina.
Disse que não está preparado em abandonar a liderança da liga, argumentando que o seu afastamento criará problemas para o próximo dirigente.
“Com vista a salvar as gerações vindouras”, de acordo com Malema, “temos que nos armar por forma a defender a autonomia da liga e da sua liderança”.
“Somos radicais e determinados. Se quer destruir esta liga que começou com a geração dos anos 1940 só por estar irritado por causa de um Malema, então saiba que está errado. Saiba que está a destruir o legado de Nelson Mandela e OR Tambo”, sublinhou.
Questionou o facto de Madiba não ter sido demitido durante os momentos mais difícies da luta pela libertação sul-africana.
“Estamos numa luta política. Deixem o inimigo celebrar. A sua celebração não vai perdurar por muito tempo. O inimigo não vai conseguir destruir os radicais do ANC”, declarou Malema

Fonte: AIM - 17.11.2011

Sem comentários: