Reprovações em massa caracterizam os exames da primeira época.
Vermelho! É a cor predominante nas pautas dos resultados dos exames referentes a primeira época e que já começaram a ser divulgados em várias escolas da cidade de Maputo e não só. Na Escola Secundária Josina Machel, a vergonha é total nas pautas da décima e décima segunda classe.
De um conjunto de dez pautas da décima segunda classe que escolhemos de forma aleatória, por exemplo, foram submetidos ao exame 300 estudantes, sendo que apenas 9 é que conseguiram passar em todas as cadeiras e os restantes 291 reprovaram com notas que vão de 4 a 9 valores. Português e Filosofia é que foram a maior dor de cabeça.
A predominância da cor vermelha encontramos igualmente na décima classe, onde ainda na escoa em causa, na pauta número 6, escolhida de forma aleatória pela nossa reportagem, 30 estudantes foram submetidos ao exame e apenas 1 é que passou a todas as cadeiras. Matemática e Física são as cadeiras que mais estudantes convocam para segunda e derradeira época.
Entre os estudantes, ninguém queria acreditar no que via e sentia. Os resultados são uma frustração.
Igual tristeza encontramos na Escola Secundária Francisco Manyanga. Aqui até ao momento apenas foram divulgados resultados da décima classe. Na pauta 6, com 30 examinados, apenas 4 é que passaram a todas as cadeiras. Já numa outra pauta, com número 5, um estudante é que não precisa de ir a segunda época.
Recorde-se que o aproveitamento pedagógico no país tem vindo a decrescer. Em 2009 situou-se na ordem de 79 porcento e em 2010 quedou-se para 71 porcento. (Joslain Nkoumba)
Fonte: TIM - 25/11/2011
2 comentários:
Sem pretender dizer que a qualidade de ensino e boa, mas existe muita brincadeira no nosso ensino. Uma das brincadeiras e que os exames sao elaborados para avaliar uma coisa que se sabe que nao se ensinou. Para que servem exames deste tipo? E curiosamente, todos vao ser deixados passar na segunda epoca. So gastam-se rios de dinheiro para custear assistencia e correcao de exames, movimentacao do pessoal de maputo para cabo delgado. Existe muita brincadeira neste pais. E ninguem se demite como se tudo fosse tao normal. Escandalo deste tipo num mundo civilizado deve fazer rolar cabecas do topo.
Heyden, esse é que é o problema do nosso país. O mesmo problema em cada ano. Não se corrige o errado. Também não se sabe calcular o custo das operacões que se fazem. Portanto, quem pensa nos custos da segunda época é Heyden.
Agora se as reprovacões são reais, o problema está com a gestão da educacão da base ao topo. Que medida se toma?
Enviar um comentário