quinta-feira, setembro 01, 2011

Chefes de Estado africanos na conferência de Paris sobre Líbia

Paris, França (PANA) – Vários Presidentes africanos, entre os quais o Senegalês Abdoulaye Wade, o Nigerino Mahamadou Issoufou e o Maliano Amadou Toumani Touré deverão participar na conferência internacional sobre a Líbia esta quinta-feira em Paris, soube quarta-feira a PANA de fonte oficial francesa.

Intitulada "Conferência dos Amigos da Líbia", a reunião deverá igualmente contar com a participação do Presidente mauritano, Mohamed Ould Abdel Aziz, que é também o presidente do Conselho de Paz e Segurança da União Africana.
Os chefes de Estado sul-africano, Jacob Zuma, e tchadiano, Idriss Deby Itno, foram igualmente convidados para participar nos trabalhos da conferência, que será copresidida pelo Presidente francês, Nicolas Sarkozy; pelo primeiro-ministro britânico, David Cameron; pelo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon; e pela secretária de Estado americana, Hillary Clinton.
Cerca de 50 representantes de Estados e de organizações internacionais são aguardados nesta conferência para definir um roteiro para a transição política e a reconstrução da Líbia após cerca de seis meses de rebelião armada.
Os participantes na conferência deverão ainda resolver as suas divergências sobre a saída da fase militar da crise líbia e a repartição dos papéis no seio da comunidade internacional na Líbia pós-Muamar Kadafi.

Fonte: Panapress - 01.08.2011

Sem comentários: