segunda-feira, novembro 02, 2015

População de Zimpinga diz que não incendiou viaturas da Renamo

Emboscada do dia 25 Setembro

A população de Zimpinga (próximo de Amatongas – Estação), no distrito de Gondola, província de Manica, nega ter sido ela a incendiar as viaturas da Renamo, depois de as forças do Governo tentarem assassinar Afonso Dhlakama, no atentado do dia 25 de Setembro.
A população diz que o Governo é quem sabe quem de facto incendiou as viaturas da caravana da Renamo.
Os residentes na zona exigem a remoção das carcaças das viaturas. Segundo eles, ouvidos numa breve visita do CANALMOZ a Zimpinga no passado sábado, a permanência das carcaças cria-lhes fantasmas dos episódios vividos naquele dia de tiroteio.

Fernando Raúl, residente em Zimpinga, disse que a vida voltou à normalidade, mas vivem com fantasmas de guerra enquanto as carcaças dos carros queimados não forem removidas da estrada. “Temos medo devido a estas carcaças. Pedimos à Renamo e ao Governo para virem remover”, disse Fernando Raúl.
População não incendiou os carros Manuel Lázaro, também residente em Zimpinga esclareceu que não foi a população que queimou os carros da Renamo. “Peço a vocês para falarem a verdade. Aqui foram queimados muitos carros. Não é verdade que nós é que queimámos os carros. É mentira. Nenhuma pessoa daqui dormiu aqui naquela noite. Foram disparados muitos tiros e fomos apanhados de surpresa. Eram 19.00 horas quando que começaram a chover tiros”, disse. E acrescentou: “A Renamo e as tropas sabem quem queimou os carros. Não foi a população. Fugimos e voltámos dois dias depois. A situação já está calma. As carcaças metem-nos medo”. (Cláudio Saúte)


Fonte: CANALMOZ – 02.11.2015

Sem comentários: