domingo, novembro 08, 2015

Muita coisa aqui incluindo enganos, mas nós queremos a paz


Eu aprendo muito nestas redes sociais. Depois que um certo exército atacou por duas vezes a escolta de Afonso Dhlakama e a terceira foi lhe atacar mesmo na Cidade da Beira, duas vozes circularam. Uma foi de um prelado a dizer que agora é que de verdade começou o diálogo. Ainda não entendo o conteúdo desta frase. Diálogo armado? Outra foi de um certo académico, que vive aqui na diáspora, mas não no país onde vivo, disse que agora é que Afonso Dhlakama iria à mesa de diálogo sem pré-condição, isto é, ele iria para lá débil. Ainda há os que confunde Moçambique com Angola e Renamo com a UNITA. O Presidente da Frelimo e da República de Moçambique, o senhor Filipe Nyusi, tentou insinuar na África do Sul que o diálogo entre o Governo da Frelimo e a Renamo estava em curso. Contudo, é surpreendente quando o mesmo Nyusi disse ontem que está a tentar manter contacto com Dhlakama sem sucesso.

1.    Obrigado Salomão Moyane por ter nos dito que não havia nenhum contacto. As tuas fontes estavam certas e tinhas feito um bomTPC.

2.    Penso que o tio que foi Ministro de Defesa nem diz ao sobrinho que nem com Sitatonga II ou Casa Banana foi possível derrotar a Renamo por via militar. O tio devia procurar a ser mais útil para provar que outros podem governar bem o país.

3.    Aos que enganam à Frelimo que assumam as consequências quando tudo falhar. 
a) A paz passa por diálogo franco entre o governo da Frelimo e a Renamo. 
b) A Frelimo está a agredir a todos moçambicanos ao insistir com o seu aparelho partidário onde já devia ter se retirado, nas instituicões públicas. Aqui nem é preciso discutir senão apenas retira-se.   

Muita coisa aqui incluindo enganos, mas nós queremos a paz. Deixem de imaginar que estamos nos anos 70 ou 80 do século passado. Estamos numa altura/idade de TICs e por isso somos mais informados.

Sem comentários: