quarta-feira, novembro 11, 2015

Reserva Federal Americana suspende venda de dólares a Angola

A Reserva Federal dos Estados Unidos decidiu suspender a venda de dólares a bancos sediados em Angola por sistemática violação das regras de regulação do sector e suspeita de que o país possa estar a financiar redes de terrorismo.

De acordo com a edição desta semana do semanário Expresso, a decisão do banco central americano foi comunicada pelo First National Bank da África do Sul, intermediador destas operações no mercado angolano.

Em causa ficam os USD 6 mil milhões de bens importados anualmente dos Estados Unidos.
Na base do corte também terão estado práticas de branqueamento de capitais, envolvendo somas anuais de milhões de dólares.
Ouvido pelo Expresso, o economista Aurélio Fernandes descreveu o cenário como previsível, culpando as altas esferas do país pela decisão agora conhecida. “A verdade é que toda a gente sabia que, mais tarde ou mais cedo, isso iria suceder mas não só continuamos a brincar com o fogo, como sabemos perfeitamente quem são, lá em cima, os branqueadores do dinheiro do nosso país”, disse.
Além de minar a credibilidade do sistema financeiro angolano, este golpe agudiza ainda mais a escassez de dólares no mercado nacional. No fim de Outubro, o mercado paralelo apresentava taxas de câmbio a rondar os Kz 200 por cada dólar.
Fonte: Angonotícias - 09.11.2015

Sem comentários: