População enfurecida tomou de assalto a mineradora Tantalum Mineração, localizada no distrito de Gilé, província da Zambézia, deixando um cenário desolador no local. A referida população incendiou maquinas, designadamente, dois buldozers e uma pá escavadora. Igualmente, vandalizou as infra-estruturas e equipamento de ponta usado por aquela empresa que funciona com capital canadiano para a selecção do minério tantalite. Os prejuízos causados estão avaliados em mais de dez milhões de dólares.
O facto surge na sequência de, segunda-feira passada, um cidadão, por sinal garimpeiro, ter se introduzido no recinto da mina durante o período nocturno com o objectivo de roubar recursos minerais. Apercebendo-se da ocorrência, de acordo com o responsável da empresa, um agente da lei e ordem que se encontrava a trabalhar alvejou mortalmente o referido cidadão.
Na sequência, um grupo de populares da comunidade de Muiane enfurecido tomou de assalto a mina munida de catanas, espingardas e picaretas e procedeu à vandalização, destruindo bens que foram erguidos pela empresa nos últimos oito anos.
Fonte: O País – 16.11.2015
Sem comentários:
Enviar um comentário