domingo, novembro 08, 2015

Igreja moçambicana apela ao Governo e Renamo para retomada imediata do diálogo

A Igreja Católica moçambicana apelou hoje ao Governo e à Renamo para que abandonem as armas e retomem de imediato o diálogo, deplorando "a incoerência entre o que se diz e o que se faz".

"Apelamos ao Governo e à Renamo [Resistência Nacional Moçambicana] para o abandono absoluto das armas, a retomada imediata do diálogo eficaz entre as partes em conflito, envolvendo outras forças vivas da sociedade", disse o arcebispo de Maputo, Francisco Chimoio, após um encontro do Presidente da República, Filipe Nyusi, com a Conferência Episcopal moçambicana.


Segundo Francisco Chimoio, o apelo resulta dos clamores que chegam aos líderes católicos e que os levam a manifestar preocupação com a "contínua deterioração" da situação político-militar.

O arcebispo de Maputo referiu que os clamores são traduzidos pelos "muitos gritos das famílias enlutadas que choram a morte dos seus filhos caídos em combate, dos deslocados internos que são obrigados a abandonar suas casas e outros bens para se refugiarem no mato, dos deslocados externos que deixam o próprio país perante o risco de perderem a vida".

O líder católico mencionou também os agricultores que não podem trabalhar a terra e os investidores "que vêem o fracasso dos seus negócios pela insegurança progressiva", além dos empresários do ramo do turismo, cujos empreendimentos estão a falir, aumentando o desemprego, e a "população em geral, que sente os preços a aumentar e o metical a desvalorizar-se".

Lamentando "a incoerência entre o que se diz e o que se faz", Francisco Chimoio deixou ainda um apelo a todos os moçambicanos para "a construção da paz através de gestos de reconciliação e da convivência civil e democrática e respeito pelas diferenças e responsabilidade pelo desenvolvimento do país".

Moçambique vive momentos de incerteza política, provocada pela recusa da Renamo em reconhecer os resultados das eleições gerais de 15 de Outubro do ano passado e pela sua proposta de governar nas seis províncias onde reclama vitória, sob ameaça de tomar o poder pela força.

O Governo tem em curso uma operação de recolha de armas em posse da Renamo, cujo líder, Afonso Dhlakama, não é visto em público há um mês.

A polícia iniciou a operação de recolha de armas da Renamo no dia 09 de Outubro, quando forças especiais cercaram e invadiram na Beira a casa do líder do principal partido da oposição e prenderam por algumas horas sete elementos da sua guarda.

O cerco só terminou quando Dhlakama entregou 16 armas da sua guarda pessoal ao grupo de mediadores do diálogo entre a Renamo e o Governo, que por sua vez o deixou à responsabilidade da polícia de Sofala.

A operação policial ocorreu um dia depois de o líder da oposição ter reaparecido na serra da Gorongosa, ao fim de duas semanas em parte incerta.

Antes dos acontecimentos na Beira, registaram-se três incidentes em três semanas com a Renamo, dois dos quais envolvendo a comitiva do presidente do partido.

A 12 de Setembro, a caravana de Dhlakama foi emboscada perto do Chimoio, província de Manica, num episódio testemunhado por jornalistas e que permanece por esclarecer.

A 25 do mesmo mês, em Gondola, também na província de Manica, a guarda da Renamo e forças de defesa e segurança protagonizaram uma troca de tiros, que levou à partida do líder da oposição para lugar desconhecido.

Uma semana mais tarde, forças de defesa e segurança e da Renamo confrontaram-se novamente em Chicaca (Gondola), com as duas partes a responsabilizarem-se mutuamente pelo começo do tiroteio.


Fonte: Lusa – 08.11.2015

Sem comentários: