terça-feira, novembro 03, 2015

PRM PRENDE EDIL E VEREADOR DO CONSELHO MUNICIPAL DA MAXIXE

Nota de reflexão: ainda não está aqui explícito se o detido foi flagrado ou se havia mandado do tribunal. Ser encontrado com mil randes e quatro telemóveis não diz muito.


O Presidente do Conselho Municipal da cidade da Maxixe, Simão Rafael, e o vereador de urbanização, Jacinto Chaúque, foram detidos pela Polícia da República de Moçambique (PRM) na província de Inhambane, região sul de Moçambique.

O edil, segundo a edição desta terça-feira do diário electrónico mediaFAX, foi detido na manhã da última segunda-feira e o vereador na noite de domingo.


A detenção surge no âmbito de um processo de investigação que tem como alvos algumas figuras de direcção daquela edilidade, investigados num processo de corrupção e extorsão na contratação de empreitadas para obras públicas municipais.

Simão Rafael foi detido depois de ter tentado agredir o Comandante da PRM na Maxixe, Joaquim Nacimento.

Na altura, o edil da Maxixe exigia a libertação incondicional do vereador que já se encontrava sob alçada das autoridades policiais.

Pegou o nosso comandante pelos colarinhos
, disse um membro da corporação na Maxixe.

Fontes policiais revelaram que o vereador foi detido na posse de quatro mil randes (moeda sul-africana) e quatro telemóveis.

A detenção de Chaúque tem como base supostas ameaças que proferiu contra o primeiro secretário da Frelimo na Maxixe e ainda contra o representante do Estado naquela parcela do país.

Refira-se que estas duas figuras (primeiro secretário e representante do Estado) contestam fortemente o actual Executivo municipal da Maxixe, por causa dos indícios de corrupção na edilidade.

Por outro lado, as duas figuras do Executivo da Maxixe, actualmente encarceradas, enfrentam um processo-crime que está a ser movido pelo Gabinete Provincial de Combate à Corrupção de Inhambane.

Contactado no fim da tarde de segunda-feira, o chefe do Departamento de Relações Públicas no Comando Provincial de Inhambane, Juma Ali Dauto, mostrou-se indisponível a comentar o assunto, remetendo quaisquer pronunciamentos ao Gabinete Provincial de Combate à Corrupção.


Fonte: AIM  03.11.2015

Sem comentários: